O Detran RJ alerta motoristas sobre tentativas de fraude envolvendo mensagens por e-mail e SMS, além de sites falsos que simulam canais oficiais. O órgão informa que não envia notificações de multas, infrações de trânsito ou suspensão da CNH por meios eletrônicos. As comunicações oficiais sobre infrações são feitas exclusivamente por carta registrada, enviada ao endereço cadastrado do usuário.
O departamento reforça que seu único site oficial é www.detran.rj.gov.br. Endereços semelhantes encontrados em mecanismos de busca são fraudulentos e podem direcionar o cidadão ao pagamento de boletos falsos. O pagamento de multas, taxas de licenciamento e outros serviços do Detran deve ser realizado apenas pelo site do Bradesco, no caminho: Produtos e Serviços > Serviços > Pagamentos e Tributos.
O Detran RJ também esclarece que não é responsável pelo recebimento do IPVA, cuja cobrança é feita pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). A pasta alerta para a existência de sites fraudulentos, alguns com identidade visual semelhante à oficial, usados para aplicar golpes.
O pagamento correto do IPVA deve ser feito por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ), disponível no hotsite da Sefaz: https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br/. Ao informar o número do Renavam, o contribuinte acessa as opções de pagamento. A Secretaria informa que não envia boletos nem entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem. A orientação é digitar o endereço diretamente no navegador.
Dúvidas sobre o IPVA podem ser esclarecidas pelos canais oficiais da Sefaz, pelo e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2334-4440.
No Detran RJ, a consulta de multas e pendências pode ser feita pelo Posto Digital, no endereço https://servicos.detran.rj.gov.br/logincidadao/acesso/login, ou pelo aplicativo Posto Digital Detran RJ. O órgão alerta que o acesso a links fraudulentos pode causar prejuízo financeiro, roubo de dados e infecção por vírus.
Em caso de suspeita de golpe, o cidadão pode acionar a Ouvidoria do Detran RJ pelo site (aba Transparência), pelos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2332-0450, ou presencialmente na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Também é possível registrar denúncia no OuveRJ, da Ouvidoria Geral do Estado, em https://www.rj.gov.br/ouverj/. Com informações da AscomDetran.RJ


Postar um comentário