Ações itinerantes, ampliação do atendimento e acesso à cidadania marcam a atuação do órgão em todo o estado
O Detran RJ pegou a estrada para levar os serviços para mais perto dos cidadãos em 2025. O “Detran em Movimento”, projeto itinerante, realizou mutirões de atendimento a municípios mais distantes, oferecendo emissão de identidade, habilitação, vistoria de veículos, troca de placas e atendimento da ouvidoria. Foram realizadas 16 ações do programa em todas as regiões do Estado do Rio.
O serviço de identificação civil foi o mais procurado, com mais de oito mil carteiras de identidade expedidas durante os mutirões. Também foram realizados quase dois mil atendimentos no setor de habilitação, incluindo emissões e renovações de documentos.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, destaca que o departamento tem se empenhado em oferecer serviços de excelência à população, em especial no interior. A meta para 2026 é ampliar ainda mais essas iniciativas.
“Nosso objetivo é servir bem ao cidadão, proporcionando atendimento de qualidade e serviços cada vez mais acessíveis”, afirmou.
Ao longo do ano, subiu de 16 para 21 o número de postos de atendimento em maternidades do estado. Esta é uma medida que garante aos recém-nascidos o direito ao documento de identificação ainda nos primeiros dias de vida. Os bebês já saem da maternidade com a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além de proporcionar mais comodidade aos pais, a medida combate a subnotificação e assegura direitos básicos. Os responsáveis também podem aproveitar o atendimento para renovar ou emitir sua própria CIN nas unidades participantes.
Uma das mais importantes ações de apoio à segurança pública, a Operação Desmonte - que combate a venda irregular de peças de carros - realizou, em 2025, 32 fiscalização, resultando no fechamento de 52 estabelecimentos clandestinos. Outros 84 foram credenciados e funcionaram legalmente. A Diretoria de Desmontagem, responsável por fiscalizar e cadastrar o comércio de peças e sucatas automotivas, registrou um aumento de 60% no número de peças cadastradas, totalizando mais de 70 mil itens comercializados com procedência lícita.
A Corregedoria do Detran RJ realizou, 2.126 ações, sendo a maioria delas, 726, em autoescolas. A diretoria segue fiscalizando as atividades do departamento para que possa fornecer os melhores serviços ao usuário.
O Detran RJ também iniciou as adequações dos processos às novas regras da CNH, determinadas pela a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fim de simplificar as regras, reduzir custos e facilitar a formação de novos condutores, tornando o processo mais eficiente e acessível, alinhado às diretrizes federais.
O Detran RJ
reafirma seu compromisso com a modernização, a ampliação do acesso aos serviços
e o fortalecimento da cidadania em todo o estado. Com investimentos contínuos,
ações itinerantes e integração com políticas de segurança pública, o
departamento segue trabalhando para tornar o atendimento cada vez mais
eficiente para a população fluminense. AscomDetran.RJ


Postar um comentário