Prefeitura e Instituto Recicleiros ampliam programa de reciclagem em Três Rios

A Unidade de Processamento de Material Reciclável (UPMR), Recicla Três Rios, em breve ganhará novo caminhão para abranger o sistema de coleta seletiva no município


A Prefeitura de Três Rios (RJ) e o Instituto Recicleiros - Organização da Sociedade Civil, que atua no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil - promovem, nesta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, evento para anunciar a chegada de um segundo caminhão de coleta seletiva para atender a demanda de materiais recicláveis na cidade, bem como diminuir o envio destes materiais ao aterro sanitário ou ao meio ambiente.Na ocasião, farão um ato solene, que se inicia na sede da prefeitura e finaliza com uma tour expositiva pela planta da cooperativa.

A proposta pretende gerar ainda mais redução de custos na cidade com a coleta, melhorar o transbordo de resíduos e a limpeza da cidade, além de contribuir com a diminuição do uso de aterros sanitários e evitar a poluição ambiental. "O Instituto Recicleiros, por meio desta parceria, pretende apoiar a Prefeitura de Três Rios auxiliando na elaboração de suas políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem. Além disso, tem como objetivo, estruturar ainda mais a cooperativa visando capacitar catadores e catadoras de material reciclável para que se qualifiquem como empreendedores coletivos e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos", diz Andréa Portugal, gerente de operações do Instituto Recicleiros.

O objetivo primordial com o evento de inauguração é trazer visibilidade da cooperativa e consequentemente alavancar a entrada de massa; agradecer a Prefeitura de Três Rios pelo pelo segundo caminhão entregue para a cooperativa Recicla Três Rios e, principalmente, agradecer e reconhecer o trabalho realizado pelos cooperados e cooperadas.



A Prefeitura Municipal, por meio da Cooperativa Recicla Três Rios, é responsável por executar a Coleta Seletiva nos bairros, a fim de promover uma renda digna e trabalho seguro a catadores e catadoras que vivem em situação de vulnerabilidade em Três Rios, afirma, Tiago Cardoso, gestor ambiental da Prefeitura.

O programa de coleta seletiva oferece o serviço de porta a porta nos bairros e os munícipes podem colaborar separando os resíduos de plástico, vidro, papel e metal, dispondo-os na porta de casa para o caminhão da reciclagem no dia e horário da coleta. "Quanto maior a adesão por parte da população e empresas ao projeto, maior será a possibilidade da criação de mais postos de trabalho e renda digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de mais resíduos desviados do aterro sanitário, colaborando com a preservação do ecossistema local", finaliza Tamires Lavor, gerente de Marketing da Recicleiros.

Sobre o Instituto Recicleiros - Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos. 


Fonte: DAD Comunicação
full-width







Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem