Pentecostes: Espírito Santo para vida e unidade

No próximo domingo celebramos Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa, em que Deus-Pai e Jesus Cristo enviaram o Espírito Santo que fez nascer a Igreja.

E para isso Jesus fez, nove dias antes, a sua Ascenção; voltou para o Pai a fim de enviar-nos o Espírito. E a Igreja na Solenidade da Ascenção celebrouo 57º Dia Mundial das Comunicações, que nesse ano teve como tema Falar com o coração testemunhando a verdade no amor(Ef 4,15).

Este tema escolhido pelo Papa Francisco está idealmente ligado ao de 2022, Ouvir com o ouvido do coração, e quer fazer parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo de outubro de 2023.

Falar com o coração significa “dar a razão da esperança que há em nós” (cf. 1 Pd 3,14-17) e fazê-lo com mansidão, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro.

"Falar com o coração", pois foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar,e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora.

Podemos dizer: comunicar cordialmente. Quem assim fala, ama o outro, pois preocupa-se com ele e salvaguarda a sua liberdade, sem a violar. É uma comunicação de coração a coração:

“Basta amar bem para dizer bem”.E falar com o coração no atual processo sinodal, implica sonhar uma comunicação eclesial que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética. Desarmar os ânimos promovendo uma linguagem de paz. Do coraçãobrotam as palavras certas para dissipar as sombras dum mundo fechado.

Nesse clima Pentecostal a Igreja nos convoca também a uma Semana de Oração pela unidade dos cristãos, sob o tema Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça(Is 1, 17).A SOUC é uma oportunidade para reconhecermos que, apesar das nossas diferenças denominacionais e teológicas, somos todos seguidores de Jesus Cristo.

Ele é o nosso Senhor e Salvador comum, e é em Sua pessoa que encontramos a fonte da nossa unidade. Ao nos unirmos em oração e ação, buscamos refletir a imagem do corpo de Cristo, que é diverso em seus membros, mas unido em sua essência. A Semana de Oração é fundamentada pelos princípios bíblicos teológicos de defesa da vida.

As celebrações deste ano estão refletindo sobre a realidade do racismo estrutural, institucional e cotidiano. O subsídio foi preparado pelo Conselho das Igrejas de Minnesota nos Estados Unidos.

“Minnesota soma inúmeros casos de cenas de racismo violento e mortífero ao longo da sua história, dentre eles, o assassinato de George Floyd, em março de 2020, cujo vídeo com a Cena brutal do criminoso policial com o joelho sobre o pescoço de George, asfixiando-o, circulou pelo mundo e sacudiu a opinião pública gerando o lema: Vidas Negras Importam”.

Enfim, o Papa lançou no Domingo da Ascenção a Semana ‘Laudato Si’, que assinala o oitavo aniversário da sua encíclica ecológica e social, convidando todos a “colaborar para cuidar da casa comum”.“Há muita necessidade de colocar em conjunto competências e criatividade”.

Os peregrinos presentes na Praça de São Pedro receberam uma pequena publicação sobre a ‘Laudato Si’, com o objetivo de “informar, consciencializar e oferecer conselhos práticos sobre o cuidado da criação”.

E lançou uma plataforma de ação, que propõe um percurso de sete anos para que todas as comunidades católicas “se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral”.

E para nós trirrienses aconteceram na abertura dessa semana o Encontro Diocesano da Pastoral Afro-brasileira, sob a assessoria do Pe Jurandir; e no bairro da Ponte das Garças, mais uma Festa de Santa Rita de Cássia, com participação de centenas de féis de toda a cidade.

A santa “das causas impossíveis” interceda por todos nós e especialmente por este nosso ENTRE-RIOS JORNAL e pelas TV CANAL 5, rádios TRÊS RIOS,NOSSA FM 87.7 e RÁDIO FM 107 que graciosamente a cada semana disponibilizam espaços para nossa missão evangelizadora.

E nossos votos de êxito evangelizador para a recém-criada PASCOM – Pastoral da Comunicação. Até domingo quando estaremos celebrando a Solenidade de Pentecostes!

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem