Conhecimento por uma existência mais feliz

Quem escolheu o ofício de ensinar o fez, com certeza, movido por ideais, sonhos e pela vontade de realizar a diferença na vida das pessoas. Mas, para além dos objetivos de longo prazo, precisa, desde o início, lidar com muitas dúvidas sobre como conduzir o dia a dia profissional.

O que fazer diante do tanto que tem a realizar? Por onde começar? O que ensinar e para quê? Qual é a melhor forma de trabalhar com os alunos para que se capacitem e sejam felizes? Como ser um verdadeiro educador?

A Pedagogia Logosófica se apresenta, justamente, para responder essas e outras inquietações dos que buscam oferecer às novas gerações conhecimentos que as orientem na construção de uma vida consciente, produtiva e feliz.

Educar, de acordo com a Pedagogia Logosófica, é algo que transcende o ensino das matemáticas, das linguagens e das geografias. Esses são, sem dúvida, saberes importantes.

Porém, há mais, muito mais, a aprender. Simultaneamente ao desenvolvimento de um ensino curricular de excelência, a proposta é oferecer conhecimentos transcendentes e, portanto, fundamentais à vida.

Ainda que, muitas vezes, não se dê conta, a humanidade anseia por um novo sentido para a existência, que, por causa da decadência da cultura vigente, carece de elementos que orientem o espírito para seus altos fins, relegando a segundo plano o trabalho com os conhecimentos relacionados à vida interna do homem.

A Pedagogia Logosófica vem ao encontro dessas aspirações mais profundas, promovendo uma análise ampla sobre o ser humano. Ela descreve, com precisão, o funcionamento do mundo interno de cada um, não só na idade adulta, mas, particularmente, na infância e adolescência.

Assim, para o educador que tem nas mãos elementos tão valiosos sobre o pensar e o sentir de cada fase da vida, a tarefa de educar se torna ainda mais nobre e relevante.

Os que se propõem aplicar as diretrizes dessa Pedagogia original se sentem permanentemente estimulados ao cultivo de valores internos e à prática do bem.

A Pedagogia Logosófica, cuja origem está na Logosofia, apresenta uma clara concepção do ser humano, do Universo e das Leis que regem toda a Criação.

A ciência logosófica educa para a vida consciente e oferece ao indivíduo o conhecimento de si mesmo e o desenvolvimento biopsicoespiritual.

A Pedagogia Logosófica exercita a ação conjunta entre conhecimento e afeto, por meio de um método estruturado e bastante prático.

A partir de sua utilização, o docente está em condições de buscar a própria evolução consciente enquanto ajuda os alunos no processo de superação.

No ambiente favorável ao aperfeiçoamento oferecido pelos colégios logosóficos, o ser descobre o mundo interno, aprende a identificar e selecionar os pensamentos, cultiva os bons sentimentos e amplia a existência.

A aplicação do Método Logosófico forma, gradualmente, indivíduos mais livres e felizes, responsáveis, confiantes em si mesmos e com defesas mentais para se imunizar contra os males que afetam a humanidade. Essa confiança os habilita a continuar o trânsito pela vida à procura sempre dos mais elevados objetivos de superação.

Assim, procura-se ensinar levando as crianças e os adolescentes a aprender pensando, conscientemente, com disposição e entusiasmo, partindo do conceito preconizado por González Pecotche:

“A Pedagogia Logosófica é a pedagogia do bem-dizer, do bem-pensar, é a pedagogia da felicidade, porque, ao mesmo tempo que ensina, faz feliz.”

Revistalogosofia– Ed. Maio/2023
Publicação Cultural da Fundação Logosófica


www.logosofia.org.br

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem