Juntos pela Cultura

Prezados leitores, comprometido com nossa comunidade cultural o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC de Três Rios convida todos e todas a participarem ativamente da 5ª Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de julho de 2023.

Este evento tem como objetivo discutir e definir as políticas culturais voltadas para a produção cultural dos diversos segmentos artísticos de nossa região.

Além disso, teremos a importante tarefa de eleger conselheiros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural, bem como avaliar o progresso do nosso Plano de Cultura, aprovado pela câmara de vereadores sob a Lei 4.369 de 28 de novembro de 2016, após um processo democrático e participativo envolvendo os diversos segmentos culturais e a sociedade civil.

Durante a Conferência de Cultura, será realizada a leitura do Plano de Cultura, o que nos dará a oportunidade de avaliar o progresso de suas metas e ações, bem como estabelecer um prazo para sua primeira revisão.

É essencial que cada um de vocês participe ativamente desse processo, pois somente com o engajamento e a união de esforços podemos construir um futuro culturalmente rico e inclusivo, onde todas as formas de arte e cultura sejam valorizadas e apreciadas.

Nossa cidade é rica em talentos e expressões culturais, e é fundamental que cada um de nós esteja envolvido nesse processo de valorização e desenvolvimento de nossa identidade cultural.

A Conferência proporcionará um espaço aberto e democrático para discussões enriquecedoras, com objetivo de impulsionar ainda mais nosso Sistema Municipal de Cultura.

Destacamos que o Plano de Cultura foi elaborado com a participação ativa de toda a comunidade, por meio de visitas realizadas em todos os bairros do município. Essa abordagem inclusiva permitiu que cada voz fosse ouvida e considerada na construção desse importante documento, que serve como um guia para o fortalecimento e aprimoramento de nossas políticas culturais.

Convocamos, portanto, cada cidadão consciente e interessado no desenvolvimento cultural de nossa comunidade a participar da 5ª Conferência Municipal de Cultura.

No dia 17 de junho haverá um encontro prévio para esclarecimento sobre o processo eleitoral do conselho de cultura e também esclarecimentos sobre a execução da Lei Paulo Gustavo, lei emergencial para os segmentos culturais, especialmente para o setor audiovisual, que está sendo preparada pela Secretaria de Cultural promovendo consulta pública no sentido de ouvir todos os segmentos culturais do município.

Contamos com sua presença e participação nos dias 7 e 8 de julho de 2023, no local designado para a Conferência.

A Secretaria de Cultura irá divulgar todo o calendário da conferência e o local dos encontros. Acompanhe os meios de comunicação e mídias sociais da Prefeitura, da Secretaria de Cultura e do CMPC.

Juntos podemos promover a diversidade cultural, proteger e incentivar nossos artistas com políticas inclusivas. Assim estaremos promovendo o desenvolvimento social e cultural de Três Rios.

Por Vera Alves 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem