Força-tarefa do Estado aumenta para 12 o número de fiscalizações diárias contra veículos irregulares e ultrapassa a marca de 10 mil motos rebocadas

Ação conta com agentes do Detro, Detran, PM e Polícia Civil e já realizou 1.501 operações, com 85.760 veículos abordados e 10.568 motos removidas


A força-tarefa do Governo do Estado, que reúne agentes do Detran.RJ, do Detro, policiais civis e militares para reprimir a circulação de veículos irregulares amplia suas ações: desde a manhã desta terça-feira (4) são 12 operações diárias, em todo estado, chegando à marca de 10.568 motos rebocadas.

"A ação integrada do estado começou em julho do ano passado, com seis operações, que hoje passam a ser 12. No início de maio, passarão a ser 16, mais do que o dobro do alcance inicial", anunciou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

"O objetivo do estado, com toda essa mobilização, é oferecer mais segurança à população. A ação tem como foco as motos irregulares.

Mas qualquer veículo irregular ou suspeito pode ser rebocado, multado ou removido", lembrou Marcus Moreira, coordenador de Fiscalização do departamento.

Outra novidade, iniciada ontem, é que as operações, que já acontecem em diversos pontos do Estado do Rio - como Baixada Fluminense, Região Metropolitana, Zonas Sul, Norte e Oeste da cidade -, chegam agora ao interior do território fluminense, em locais como Barra do Piraí, Miguel Pereira, Engenheiro Pedreira, Vassouras, Piraí, entre outros municípios.


As operações acontecem em todos os turnos, de manhã, à tarde e à noite, diariamente, incluindo fins de semana. Desde o início das atividades da força-tarefa, no ano passado, já foram realizadas 1.501 operações, com 85.760 veículos abordados e 10.568 motos rebocadas - destas, 2.921 com problemas de placas - e mais de 260 CNHs recolhidas por diversos motivos.

As cinco principais infrações registradas nas operações são as seguintes: licenciamento atrasado; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; veículo com placa ou com sistemas de iluminação e de sinalização alterados; veículo em mau estado de conservação; e falta do cinto de segurança.

Além desses dados, as operações de fiscalização integradas também reúnem outros números bem expressivos: 5.076 automóveis removidos, 13 motos roubadas recuperadas, 11 quadriciclos removidos, entre outros.

Os locais das operações são determinados seguindo um planejamento estratégico, e escolhidos conforme denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) - que identificou um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motocicletas para cometer delitos.


Sobre as operações

Diariamente, são mobilizados cerca de 30 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis.

Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão, também, em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.

Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

O Detro, por sua vez, está disponibilizando os reboques que irão transportar os veículos apreendidos para pátios localizados em Vargem Grande, Praça da Bandeira, Seropédica e Barra do Piraí. Os agentes do Detro também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações. 


Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do RJ
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem