Projeto esportivo no Cantagalo visa inclusão social de crianças e adolescentes

Há nove anos no bairro, projeto Esporte Popular conta com cerca de 150 alunos



Gerar oportunidades para crianças e adolescentes e reduzir os impactos negativos da vulnerabilidade social, fortalecendo amizades e criando vínculos que podem perdurar por uma vida inteira. Com esse objetivo, moradores do bairro Cantagalo conceberam o projeto Esporte Popular.

Encabeçada por Luis Fernando Coelho, a ação, que possui nove anos de atuação na comunidade, tem proporcionado a jovens a oportunidade de praticar de forma gratuita futsal, jiu-jitsu, capoeira, defesa pessoal e ginástica.

Com aulas semanais, o projeto atua em dois locais. Enquanto as aulas de futsal acontecem de segunda a quinta-feira na quadra da praça Nadir Lavinas, os outros esportes são ministrados no Centro Comunitário.


Os professores são voluntários e para funcionar as atividades contam com doações. São cerca de 150 alunos e podem fazer parte do projeto crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17.

“Procuramos oferecer maneiras de tornar os alunos autossuficientes para que saiam das aulas como pessoas melhores. Assim, eles podem contribuir com a comunidade. Esse é o nosso principal objetivo. O esporte muda a vida das pessoas”, disse Taitson Gaspar, um dos professores do projeto.

Outro ponto fundamental é a geração de oportunidades. Por isso, frequentemente os alunos participam de campeonatos e torneios na região.

No último domingo, por exemplo, a equipe sub-9 de futsal disputou a seletiva do Festival Dente de Leite na cidade.

As aulas de jiu-jitsu e ginástica acontecem às segundas e quartas, e as de capoeira e defesa pessoal às terças e quintas. Já as aulas de futsal são ministradas de segunda a quinta. Todas se iniciam às 18h30 minutos.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem