Atletas da Vassouras conquistam três medalhas no Campeonato Sul-americano de Karatê, disputado na Argentina

O fim de semana foi de conquista internacional para duas atletas da escolinha de Karatê da Prefeitura de Vassouras.

Durante a disputa do Campeonato Sul-americano de Karatê da IKGA, realizado em Mendonza, na Argentina, as atletas Maria Isabela e Maria Lúcia subiram no pódio trazendo três medalhas para o Brasil e para o Vale do Café.

Essa foi a primeira vez que a delegação de um projeto esportivo promovido pela Prefeitura de Vassouras disputou uma competição fora do país.

E o Sul-americano, que reúne os melhores esportistas do continente, rendeu as primeiras medalhas internacionais para Vassouras.

Presente durante os três dias de disputa, de 7 a 9 de outubro, o secretário de Esportes, Luiz Mário, ressaltou não só o resultado, mas o importante passo dado pelo município na inserção de jovens talentos no cenário mundial.


“Acredito que foi uma grande conquista para todos. Tanto pelo resultado obtido, quanto pela experiência proporcionada para as atletas. O esporte em Vassouras tem se mostrado cada vez mais forte e estamos rompendo fronteiras buscando incentivar o maior número de modalidades. A Prefeitura de Vassouras tem exercido um grande papel de fomentador de novos talentos e essa primeira experiência fora do país, com os resultados obtidos, mostra que estamos no caminho certo”, destacou Luiz Mário.

E a experiência parece que vai ficar marcada por muito tempo na vida das atletas. Com apenas 18 anos, Maria Isabela comentou sobre a emoção ao conquistar duas medalhas de prata na bagagem: uma no Kata categoria adulto, até a faixa marrom e a segunda no Kumitê, categoria adulto até 61kg.

  
“Foi uma das melhores experiências que tive. Fui parar em outro país e aproveitei cada momento para poder guardar na minha memória e no meu coração. Foi muito especial. Eu fui para competir, mas voltei não só com as medalhas, mas também com muita cultura e conhecimento. A ficha demora para cair, mas depois você entende o tamanho da conquista. É você representar a sua cidade, levar o nome da sua cidade para um pódio internacional e ser a segunda melhor da categoria em toda América Latina”, exaltou Maria Isabela que, incentivada pela sua avó, pratica Karatê há sete anos na escolinha de Vassouras.

Já para a atleta Maria Lúcia, de 21 anos, medalhista de bronze no Kumitê, categoria acima de 61 kg, destacou a responsabilidade e o sentimento ao ver a bandeira no Brasil sendo levantada durante a premiação.

“Chega a ser inacreditável poder alcançar tal posição. Durante o campeonato eu só pensava que estava representando o país e que era uma responsabilidade muito grande. Durante a premiação o alívio e felicidade de poder trazer uma medalha para casa me transbordou, alcançar essa posição é muito gratificante. A felicidade foi ainda maior quando foi anunciado que o Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro geral. Hoje estamos alcançando lugares mais altos e fico muito feliz por poder trazer essa alegria para a minha sensei, Andressa, que me ensinou tudo. É muito gratificante poder ver a escola de karatê da prefeitura crescendo e obtendo novas oportunidades”, explicou a Maria Lúcia.

A frente do projeto, a professora de Educação Física e 2º Dan em Karatê, Andressa de Oliveira Barbosa, falou sobre o sucesso da participação, projetou o futuro e explicou a relevância que o esporte tem na vida dos atletas.

“Esse resultado foi melhor do que esperávamos, principalmente por ser o primeiro evento desse porte. É uma conquista que está abrindo portas para elas nos próximos eventos, o nosso foco agora será o Mundial do Japão, no ano que vem. E essa parceria entre esporte e educação é muito importante, pois o foco é formar cidadãos e os conhecimentos adquiridos são aqueles fundamentais para o futuro desses jovens. Além disso, o resultado também mostra para os alunos mais novos do projeto o quão longe eles podem chegar no esporte, e que isso só depende do empenho de cada um”, finalizou a professora que também é servidora concursada da Prefeitura de Vassouras. 

Comunicação Prefeitura de Vassouras
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem