Bambas do Ritmo soberano encanta jurados do troféu e conquista votação popular na internet

Troféu Ziriguidum 2026 divulga resultado preliminar da 22ª edição na edição impressa e nas demais mídias nesta sexta-feira

Imagem: Rodolfo Brandolin


Redação

O Entre-Rios Jornal publica, na edição desta sexta-feira (20), a relação completa dos ganhadores do Troféu Ziriguidum 2026, premiação considerada a mais importante do carnaval trirriense. Em sua 22ª edição, o troféu reconhece os destaques do desfile oficial das escolas de samba de Três Rios-RJ e reafirma a força da tradição carnavalesca no município.

Mesmo com atraso no início dos desfiles, as arquibancadas estiveram lotadas e o público participou intensamente de cada apresentação. A vibração popular marcou a passagem das agremiações pela avenida. No entanto, quando a Sonhos de Mixyricka, última escola a desfilar, iniciava seus preparativos na concentração, já era possível observar muitos lugares vazios nas arquibancadas.

Entre os destaques da noite, o Bambas do Ritmo recebeu elogios unânimes dos jurados do Troféu Ziriguidum. A escola manteve um bom padrão de fantasias e apresentou alegorias que chamaram atenção pela beleza e harmonia do conjunto. “O Bambas fez um desfile admirável, de ponta a ponta”, comentou um dos julgadores que acompanhou a apresentação do camarote.

Imagem: Rodolfo Brandolin
 

A disputa foi acirrada, especialmente entre as baterias Explosão e Puro Ritmo. Após empate técnico, prevaleceu a opinião popular na votação pela internet. A bateria do Bambas obteve 33% dos votos, contra 31,1% da Mocidade, em um total de 782 votos computados.

Na categoria Melhor Escola, o Bambas do Ritmo alcançou expressiva votação tanto entre os jurados do camarote quanto na votação popular online, totalizando 85,71% da preferência.

Já na categoria Samba de Enredo, a votação pela internet apontou equilíbrio entre Bambas e Mocidade, com 31,6% para a escola do bairro Cantagalo e 30,3% para a escola da Vila Isabel. No resultado final, somando os votos do júri no camarote, o Bambas consolidou a vitória com 35,71%, contra 28,57% da Vila.

A organização informou ainda que a ausência de um jurado não permitiu substituição. Assim como em edições anteriores, nos casos de empate prevaleceu o resultado da votação popular pela internet. A enquete no site do jornal ficou aberta para votação desde as 5h até as 17h desta quarta-feira de cinzas.

Premiados do Troféu Ziriguidum 2026 – Resultado Preliminar:

Melhor Escola: Bambas do Ritmo, presidida por Fabiano Pacheco, desfilou com o enredo que homenageou Nhô João, cujo tema fez uma viagem espiritual e cultural pela história de João de Camargo, líder religioso e figura simbólica da fé afro-brasileira. O tema exaltou a ancestralidade, as tradições do povo preto, a força da fé popular e o sincretismo que molda as raízes do samba. O desfile foi idealizado pelo carnavalesco Junior Pernambucano.
 
Melhor Bateria: Bambas do Ritmo – Bateria Puro Ritmo, sob comando do Mestre Silvestre.
Melhor Enredo: Bambas do Ritmo, de autoria do enredista Diego Araújo, com o enredo “Nhô João: No Rosário dos Pretos, Velho Milagreiro e Alma Bendita do Cafundó”, desenvolvido pelo carnavalesco Junior Pernambucano.
 
Melhor Samba de Enredo: Bambas do Ritmo, com o samba “Nhô João: No Rosário dos Pretos, Velho Milagreiro e Alma Bendita do Cafundó”, assinado pelos compositores Rodrigo Ferraz, Marcão Lodi, Alex Oliveira, Luiz Fernando, Jorge Pires e Eduardo Lobão, e defendido pelo intérprete Léo Simpatia.

A publicação oficial com todos os detalhes e demais categorias será divulgada na edição impressa, site e redes sociais desta sexta-feira do Entre-Rios Jornal.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem