1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física



No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão.

Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

As Comissões do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo – CREF1 realizaram diversos eventos por quase todos os municípios dos Estados, foram mais de 60 ações em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

 
Na nossa região Centro-Sul, as Comissões de Areal, Sapucaia e Três Rios realizaram palestra na Câmara Municipal de Areal sobre a profissão e a relação do CREF1 com o município, reuniões nos Conselhos Municipais de Saúde e eventos/aulas de praticas esportivas nos respectivos municípios e iluminaram alguns pontos das cidades!

Com novos estudos apresentados e a uma tendência de cuidado com a saúde, ainda mais pós-pandemia, tanto no Brasil quanto no exterior, o mercado de educação física está em alta. 

Seus campos de atuação são diversos, incluindo tratamentos físicos, cada vez mais necessitados, cuidados com o corpo e a saúde e no caso de lesões e necessidades especiais.

Dessa forma, independentemente da escolha do profissional, entre a licenciatura ou o bacharelado, ambos devem estar devidamente registrados e aptos para a realização das suas funções.

Por isso, sempre solicite o registro profissional antes de contratar os seus serviços, assim você estará protegendo a sua saúde e protegendo a sociedade como em geral, na valorização do Profissional de Educação Física!

Coluna CREF
Imagem: Reprodução 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem