Secretaria de Saúde sediou a Oficina de Planejamento da Rede de Atenção Psicossocial


A Secretaria de Saúde e Defesa Civil realizou a Oficina de Planejamento da RAPS - Rede de Atenção Psicossocial com apoio do Estado e de onze municípios da região Centro Sul.

O evento ocorreu de 9h às 17h, na última quinta-feira (12), na Faculdade Suprema. As cidades buscaram encontrar soluções para ações quanto à expansão e/ou qualificações das RAPS municipais para o quadriênio (2023 a 2026).

O evento contou com apoiadores da saúde mental do Estado e da presença de assessores de planejamento, representantes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Urgência e Emergência (RUE) de cada município.

Essa participação de múltiplos atores é importante na construção das metas e ações relativas à articulação entre as redes de seus territórios, afirma a coordenadora de Saúde Mental de Três Rios, Marize Agostinho.

No decorrer das atividades, várias propostas foram apresentadas para melhoria na rede de atenção psicossocial da região, confluindo esforços entre todos os municípios na busca de uma maior efetivação de serviços que agreguem qualidade de vida aos usuários.

Dentre os quais a pactuação de Centro de Convivência entre outras melhorias dos serviços prestados, como ampliação de leitos, ampliação do processo de desinstitucionalização e da reabilitação psicossocial nos onze municípios da região Centro Sul Fluminense.

A coordenadora Marize Agostinho também salientou que a qualificação dos profissionais também esteve em pauta, com a meta de que seja feito investimentos em estratégias de formação e qualificação profissional.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer