Macaé recebe Encontro para o Desenvolvimento Regional

O município de Macaé recebe, nesta quinta-feira (2), o Encontro para o Desenvolvimento Regional. Promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo debater vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de estabelecer agendas para o desenvolvimento da Região Norte Fluminense.

O evento engloba, além de Macaé, os municípios de Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

"Os Encontros fazem parte da política do governo do estado de valorização dos municípios. O governador Cláudio Castro entende que o estado só vai alcançar o crescimento econômico com o fortalecimento dos 92 municípios. Ele tem orientado seu secretariado a entregar políticas públicas com o olhar da municipalidade, valorizando e tratando as regiões com a mesma importância", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.

Além da abertura institucional, com assinatura da carta de compromisso entre os prefeitos e o governo do estado, a programação do evento inclui uma reunião temática sobre as perspectivas do setor de óleo e gás e duas oficinas, uma sobre o panorama do desenvolvimento regional e outra sobre como ser fornecedor do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das prefeituras municipais.


Aproximação entre grandes compradores e fornecedores regionais

Também será realizada, durante o Encontro, uma rodada de negócios do Compra RJ. Mais de 100 pequenas e médias empresas fornecedoras fluminenses se inscreveram para o evento. Petrobras, Porto do Açu, GNA, Perenco, Trident, Modec, Grupo Barcelos e Aeroporto de Macaé são algumas das empresas que confirmaram presença na rodada de negócios. Também participam os setores de compras das prefeituras da região.

"Essa é uma forma de valorizar o empreendedor local e estimular a economia regional", explica o secretário Vinicius Farah.

O Encontro conta ainda com estantes de atendimento das prefeituras, Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Sebrae, Fecomércio, CRC e Instituto Proa.

"Teremos um dia inteiro de reuniões e troca de experiências entre os municípios", reforça Farah. O primeiro Encontro, realizado em novembro, em Itaboraí, teve como foco o potencial de atração de investimentos e geração de empregos do Polo GasLub (antigo Comperj). 

Ascom Segov
Imagem: Filipe Aguiarfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem