Estado faz audiência pública para contratação de câmeras nas viaturas de órgãos de segurança

O Governo do Estado do Rio realizou, nesta quinta-feira (25), audiência pública para apresentar as especificações, tirar dúvidas e encontrar mais soluções de mercado para a contratação de solução de videomonitoramento em viaturas de órgãos de segurança e fiscalização do Estado do Rio.

A audiência pública, no Palácio Guanabara, foi comandada por integrantes das equipes técnicas das secretarias da Casa Civil, de Governo e do Gabinete de Segurança Institucional.

Estiveram presentes também representantes dos órgãos de segurança do estado e o promotor de Justiça do Ministério Público Reinaldo Lomba.

Representantes de sete empresas interessadas em participar compareceram, e duas delas realizaram apresentações de suas soluções aos presentes, que aproveitaram para tirar dúvidas e dar sugestões sobre o processo.

"Este é mais um equipamento que vai dar transparência às ações de segurança e fiscalização. Já concluímos a contratação das câmeras portáteis nos uniformes, a maior licitação do país para aquisição desse tipo de equipamento. Com essas duas ações, vamos garantir um serviço ainda melhor para a população. Segurança pública é nossa prioridade", afirmou o governador Cláudio Castro.

Novos questionamentos poderão ser enviados à equipe de licitação da Casa Civil pelo e-mail: tic@segov.rj.gov.br. Todas as informações da audiência serão disponibilizadas no site oficial do Governo do Rio. Após esta etapa, seguindo os prazos legais, o edital será publicado.

"Processos licitatórios como este nos fazem caminhar na direção de um estado mais transparente e ao lado do cidadão. Nossa equipe está voltada para mais esta etapa, que vai complementar o trabalho das forças de segurança do Estado", disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

No último dia 8, o governo concluiu a licitação para a implantação das câmeras operacionais portáteis nos uniformes dos órgãos de segurança, fiscalização e Defesa Civil do Estado.

Os dois processos - a instalação das câmeras de vídeo e áudio nos veículos e nos uniformes - foram estabelecidos por decreto do governador Cláudio Castro e são parte do projeto de transparência do governo do estado.

Elas deverão estar equipadas com georreferenciamento, possibilidade de acesso remoto, armazenamento e integração com sistemas de ocorrências dos órgãos estaduais contemplados. Os dados gerados em função das ocorrências poderão ficar armazenadas por um período de até um ano.

Na primeira fase de funcionamento, serão contempladas as secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Governo (Segurança Presente e Lei Seca), Casa Civil (Operação Foco) e Fazenda (fiscais), além do Detran, Inea e Detro.

Na segunda fase, será a vez do Procon, Instituto de Pesos e Medidas e Departamento de Recursos Minerais. 

Ascom Segov
Imagem: Rafael Camposfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem