Rio de Janeiro é o estado com maior liberdade econômica no Brasil


O Rio de Janeiro é o estado com maior liberdade econômica do Brasil, segundo o Índice Mackenzie de Liberdade Econômica (IMLEE) de 2021.

O indicador avalia as políticas de estado e conjunturas estaduais, as condições de se empreender e o grau de interferência estatal, variando de zero (menos liberdade econômica) a dez (mais liberdade).

O Estado do Rio aparece em primeiro lugar no ranking, com 7,63 pontos, seguido do Espírito Santo, com 7,29 pontos, e Pará, com 7,13 pontos.

"Estamos construindo um futuro melhor para o Rio de Janeiro. Garantindo um ambiente econômico mais aberto e propício ao desenvolvimento, através de políticas públicas, criamos condições para assegurar melhorias na qualidade de vida da população fluminense", afirma o governador Cláudio Castro.

O estudo desenvolvido desde 2017 pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), é baseado na metodologia utilizada pelo instituto canadense Fraser – organização independente de pesquisa e educação – em seu relatório anual sobre a liberdade econômica da América do Norte.

"Liberdade econômica é garantir que o cidadão possa colocar em prática uma ideia de empreendedorismo com autonomia, sem o peso da burocracia, sem dificuldade de abrir, operar ou fechar uma empresa, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico de forma simples e rápida", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Vladimir Fernandes Maciel, o resultado reflete uma melhoria do cenário do estado.

"O Rio de Janeiro já teve anos muito ruins em termos de mercado de trabalho e gastos públicos, tanto estaduais quanto municipais. Os gastos, nessas duas esferas, estão hoje mais equilibrados em relação ao tamanho da economia fluminense. Ocorreu também melhoria relativa no mercado de trabalho", explica o economista. 

Ascom Segov
Imagem: Reprodução / Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer