Plataforma de autopublicação registra aumento de 45,8% em obras cariocas em 2021

As facilidades da autopublicação têm atraído cada vez mais escritores independentes que também desejam lançar suas obras.

O modelo é um meio alternativo simples, sem necessidade de investimento financeiro, o que facilita a publicação de um livro.

Só no Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, são mais de seis mil autores cariocas e 12.247 livros autopublicados por eles.

Entre janeiro e setembro de 2021, a startup registrou um aumento de 45,8% em publicações de obras cariocas, quando comparado com o mesmo período de 2020.

A empresa, que representa hoje 27% de todos os livros publicados no Brasil, constatou que desde setembro estão sendo publicados nacionalmente cerca de 60 títulos diariamente na plataforma - até então essa média era de 40 obras.

E ainda, até a metade de outubro o aumento nacional de novos autores e obras publicadas pela plataforma foi de 22,4% e 14%, respectivamente, quando comparado ao ano inteiro de 2020.

Até julho de 2021, foram registrados no total 57 mil autores e 72 mil títulos publicados. Com este ritmo, a startup projeta representar 30% dos livros publicados no País até o início de 2022.

Fundada em 2009, a empresa inovou ao trazer para o Brasil o modelo de Print on Demand (impressão por demanda) e foi a primeira a disponibilizar um canal para qualquer autor publicar seus livros.

“Eu escrevo desde adolescente e, para mim, não fazia sentido algum viver em uma era hiperconectada e tecnológica sem a possibilidade de publicar um livro facilmente, sem nenhum custo e ainda sem a necessidade de imprimir tiragens gigantescas, que poderiam acabar mofando na minha própria prateleira ao invés de chegar ao leitor”, comenta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

O Clube de Autores funciona de maneira bem intuitiva e simples para a autopublicação, facilitando a experiência também para os novos escritores que não possuem nenhuma experiência no mercado.

Todo o processo é feito rapidamente e é o próprio autor quem define cada característica do seu livro, quanto quer ganhar de direitos autorais e se quer ou não distribuir sua obra, física e digital, nos maiores e-commerces do mundo. É possível ainda acompanhar as vendas com total transparência dentro do site.

“Essas características podem parecer óbvias para um leigo no mercado, mas se comparadas com o mundo editorial tradicional, são absolutamente disruptivas. Estamos sempre atentos também para entender e atender os novos perfis de demanda dos autores independentes, utilizando a tecnologia como nossa aliada para viabilizar um nível de automação sem paralelos. Não à toa, nosso modelo vem sendo adotado cada vez mais por novos escritores e nossa expectativa ainda é continuar crescendo e oferecendo novas facilidades e serviços para eles”, diz Ricardo.



Ainda, para aqueles que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura, também podem contar com o Profissionais do Livro, site parte da rede Clube de Autores, focado na prestação de serviços editoriais.

Nele, é possível encontrar profissionais para contratação de capa, revisão, diagramação, ilustração e praticamente todo tipo de serviço que achar necessário para publicar seu livro.

Sobre o Clube de Autores

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano.

Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura. 

Por Natasha Kubala/ VCRP Brasil
Imagens: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer