A pergunta de uma criança

Se você fosse surpreendido por uma criança que te fizesse uma pergunta inesperada, como você reagiria? Sabemos o quanto as crianças gostam de fazer perguntas e se tiverem alguma dúvida, não têm vergonha de perguntar. Mais ainda, as crianças são muito sinceras em também nos dizer o que pensam.

Faço essa pergunta porque pude assistir esse momento e isso me fez refletir bastante. Vou contar o que aconteceu.

Eu estava no supermercado e foi quando vi uma mãe com a filha fazendo compras. Só que todas as vezes que a menina perguntava a mãe se ela podia pegar alguma coisa ela não respondia, teve um momento em que a menina pegou um monte de coisas e colocou no carrinho e a mãe não viu. Acho até que se a menina derrubasse os produtos da prateleira no chão ela não veria. Afinal, estava tão ocupada que parecia que nada teria importância, mas a menina continuava fazendo o que queria e a mãe não via, fazia perguntas e só ouvia o silêncio por não ter resposta. Mas teve uma hora que a menina começou a gritar: “mãe, mãe”! Foi nesse momento que aquela mulher parou para dar atenção a filha e ouvir o que ela queria perguntar. Então ela virou-se para a menina e perguntou o que ela queria. Então a menina disse que precisava fazer uma pergunta e ser ouvida. A menina perguntou para a mãe qual era o seu melhor amigo. A mãe ficou surpresa com a pergunta da filha e por isso quis saber qual o motivo dela fazer tal questionamento.

A menina respondeu que achava que o melhor amigo da mãe era o celular, pois era a única “pessoa” que a mãe dava atenção e respondia, que ela já acordava conversando com ele, fazia as refeições e todas as coisas que fazia o celular estava junto, mas que gostaria de que a mãe desse a ela a mesma atenção que dá ao celular; que parasse para conversar, brincar e dar mais atenção.

Uma pergunta de uma criança pode mudar nossas atitudes.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem