Sambas de enredo na ponta da língua com ajuda da tecnologia

Arte sobre foto de Jonair de Christo

Escolas de samba têm sambas divulgados pelas redes sociais, o que facilita o aprendizado da letra e melodia para o desfile


Redação

Os quatro sambas de enredo que serão cantados na Avenida Condessa do Rio Novo no dia 4 de março, durante o tradicional desfile das escolas de samba de Três Rios, estão na boca e na ponta da língua dos componentes e das pessoas que torcem pelas agremiações. Pelo menos é que se vê nos ensaios de quadra e rua.

 
No dia do desfile oficial, todos os componentes têm que cantar o samba de enredo e ajudar a escola a obter as duas notas máximas (10 e 10), não só no quesito samba de enredo (avaliado pelos subquesitos letra e melodia), como também nos quesitos onde o canto tem influência direta, como em harmonia e evolução.

Num tempo não muito distante, o samba de enredo era escolhido e durante os ensaios os componentes aprendiam a letra e a melodia. Quando eram gravados em vinil (no caso dos compactos e LPs – long plays), fita cassete e, mais recentemente, dos CDs, até chegar aos aparelhos para a audição, isso demorava um pouco. E já faz tempo que tais mídias já não fazem mais parte das estantes e equipamentos de som de muita gente.

Com o avanço da tecnologia e da internet, hoje, um samba de enredo escolhido ou encomendado (sem haver disputa) chega aos componentes em questão de poucos minutos ou segundos, graças à velocidade da internet, das redes sociais e plataformas dedicadas à música. O samba acabou de ser gravado no estúdio fora da cidade e chega aqui antes dos intérpretes retornarem da viagem.

Pelas redes sociais, o samba de enredo e a letra possibilitam um aprendizado rápido e bem mais fácil do que antigamente.

Atualmente, arquivos digitais em mp3 ou mp4, entre outros formatos, são compartilhados pelo WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, X, Spotify ou Telegram, atingindo um número ainda maior de pessoas que, no conforto de suas casas, até mesmo em outras cidades, estados e até países, começam a aprender a cantar o que irão ouvir e acompanhar na avenida, onde será cantado ininterruptamente a plenos pulmões pelos intérpretes e apoios no carro de som por mais de uma hora. Haja fôlego!

Vale destacar, por exemplo, que um samba de enredo com 4 minutos de duração (já com as duas passagens, como é gravado tradicionalmente), pode ser cantado na avenida, em uma hora de desfile, por cerca de 30 vezes, ou um pouco mais que isso. O que vale, em tempos modernos, é caitituar o samba no modo digital para o maior número possível de pessoas. Afinal, a tecnologia está acessível a todos, possibilitando essa rapidez no compartilhamento e aprendizado.

Confira no YouTube os áudios dos sambas de enredo para o Carnaval 2025:

GRES SONHOS DE MIXYRICKA

GRES MOCIDADE IND. DE VILA ISABEL

GRES BOM DAS BOCAS













Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem