O Projeto Proteção, promovido pelo Sest Senat, em parceria com a Childhood Brasil é uma iniciativa voltada à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento à exploração sexual infantil. Atuando em conjunto com os públicos estratégicos, tais como: alta gestão e Recursos Humanos das empresas de transporte, empresas que compõem o ecossistema do transporte, Eixos da Defesa, Promoção, Controle e Efetivação de Direitos do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes; e toda a sociedade, o projeto busca mobilizar diversos atores sociais para a prevenção e combate a esse tipo de violência, promovendo ações de sensibilização, educação e apoio às redes locais de proteção.
Em um esforço contínuo para expandir o alcance de suas ações, o Sest Senat Três Rios realizou no último dia 26/9 o "Encontro de RHs: O papel das organizações no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes". O objetivo central do evento foi mobilizar empresas privadas, especialmente do setor de transporte e do ecossistema logístico, para que adotem práticas que contribuam para identificar, prevenir e combater essa grave violação dos direitos humanos.
O encontro contou com uma série de apresentações voltadas para a conscientização e capacitação dos profissionais presentes. A abertura foi conduzida por Maristela Costa, gestora do Sest Senat Três Rios, que apresentou a Instituição e destacou o compromisso da unidade com a proteção de crianças e adolescentes na região. Em seguida, Matheus Laurini, Agente Protetor da unidade, detalhou as diferentes formas de atuação do Projeto Proteção, tanto em Três Rios quanto nas cidades vizinhas, enfatizando o papel estratégico das empresas nesse processo.
Outro momento importante do evento foi a participação de Erica Dengler, representante da Childhood Brasil, que apresentou a instituição e o programa "Na Mão Certa", uma iniciativa nacional voltada à proteção de crianças contra a exploração sexual nas estradas. Em sua fala, Erica abordou a importância das empresas no combate ao problema, especialmente aquelas que atuam no setor de transporte rodoviário.
A psicóloga Eveline Cerqueira também teve uma participação marcante, trazendo à tona o tema "Não desvie o olhar: o papel de todos no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes". Eveline ressaltou a responsabilidade compartilhada de todos os membros da sociedade, inclusive no ambiente corporativo, para garantir que essas violências sejam combatidas.
O evento foi encerrado com um cine debate, que trouxe o curta-metragem "Eu Tenho Uma Voz", mediado pela Agente Protetora Lívia de Mendonça. A obra estimulou uma reflexão profunda entre os participantes sobre o impacto da exploração sexual na vida das vítimas e como a sociedade pode agir para prevenir tais abusos.
Empresas do setor de transporte da região, como Transa Transporte Coletivo, Viação Progresso e Turismo, transportadora Brasimil/Grupo Mil, Turp Transporte Urbano, Concessionária Concer e JR Contabilidade, estiveram presentes, assim como demais empresas do Ecossistema de Transporte e alunos dos cursos de Psicologia e Administração da Univertix e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O envolvimento dessas organizações reforça a importância da mobilização coletiva no enfrentamento à exploração sexual.
Durante o encontro, o Sest Senat Três Rios homenageou as empresas que aderiram inicialmente às ações do Projeto Proteção com seus colaboradores, entregando a placa "Nasce Aqui Uma Empresa Protetora". Essa distinção simboliza o compromisso dessas organizações em defender os direitos das crianças e adolescentes, não só dentro de suas estruturas, mas também em toda a sua cadeia de valor.
O evento destacou, mais uma vez, a importância de uma rede integrada de proteção e de ações conjuntas entre o poder público, empresas e a sociedade civil para enfrentar de maneira efetiva a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao final, ficou clara a mensagem de que todos têm um papel a desempenhar na construção de um futuro mais seguro e justo para as gerações mais jovens. Assessoria Sest Senat
Agente Protetor, Matheus Laurini
Gestora do SEST SENAT, Maristela Costa
Representante da Empresa Transa Transporte Coletivo, recebendo a placa “Nasce aqui um Empresa Protetora”
Representante da Empresa Viação Progresso e Turismo, recebendo a placa “Nasce aqui uma Empresa Protetora”
Matheus Laurini, Agente Protetor, Amanda Catarina, Coordenadora de Adm e Finanças, Eveline Cerqueira, Psicóloga, Livia de Mendonça, Agente Protetora, Roberta Jordão, Agente Protetora, Maristela Costa, Agente Protetora, Leandro Carvalho, Agente Protetor
Imagens: Divulgação Sest Senat
Postar um comentário