Vinicius Farah anuncia saída do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado para lançar pré-candidatura à Prefeitura de Três Rios: “Novo desafio”

 



O Governo do Estado do Rio de Janeiro não conta mais com Vinicius Farah à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico, cargo que era ocupado por ele desde 2021. O trirriense anunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (5), que deixa a pasta para concorrer às eleições para a Prefeitura de Três Rios.

Farah não cumprirá mais expediente na secretaria, às vésperas de completar três anos no cargo, por causa dos prazos legais para desincompatibilização de cargos públicos antes do pleito. A exoneração já foi publicada no Diário Oficial.

Na postagem, ele elogia toda a equipe da pasta, o governador Cláudio Castro, destacando que possui o sentimento de “dever cumprido”. 

“Me despeço hoje com gratidão e orgulho pelo trabalho realizado. Agora, embarco neste novo desafio”, diz a mensagem, em que afirma não mais fazer parte da equipe para se lançar como pré-candidato à prefeitura trirriense.


Durante seu mandato como secretário de Desenvolvimento Econômico, Farah implementou diversas iniciativas voltadas para o crescimento econômico e a geração de emprego no estado. Só no ano passado,foram abertas mais de 66 mil empresas e criados quase 142 mil novos postos de trabalho.

Dentre os principais indicadores que atestam o crescimento econômico, destaca-se o aumento significativo no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, que cresceu 4,4% em 2021, alcançando R$ 949,3 bilhões, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em novembro de 2023. A participação do estado no PIB nacional também aumentou, passando de 9,9%, em 2020, para 10,5%. O resultado é o melhor desde 2010, quando o Rio de Janeiro registrou crescimento de 5%.

Filiado ao União Brasil, Vinicius Farah tentará se eleger como prefeito de Três Rios pela terceira vez. Aos 58 anos, ele já comandou o município entre 2009 e 2016. Iniciou sua carreira política na cidade natal em 1988, aos 23 anos, como vereador. Também exerceu os cargos de secretário de Governo, em 1991, e secretário de Esportes e Turismo, em 1992. Foi vice-prefeito entre 2005 e 2008 e também esteve à frente da presidência do Detran-RJ de fevereiro de 2017 a abril de 2018.

Com o anúncio, Farah se junta a Celso Jacob, Rossimar Caiaffa e Joacir Barbaglio, atual prefeito, como pré-candidato ao executivo trirriense. De acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

full-width


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem