Ronnie Fernandes e Andrea Phebo eleitos para a presidência do CMPC
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Três Rios, empossou na quarta-feira (10), o colegiado do Conselho Municipal de Politica Cultural - CMPC eleito em agosto de 2023, na 5ª. Conferência Municipal de Cultura. No ato que aconteceu na Casa de Cultura o Secretário José Rodrigues recebeu os novos conselheiros que aproveitaram a oportunidade para saber do secretário sobre as questões que são tão importantes para o setor cultural: fomento, qualificação, fundo municipal de cultura, calendário cultural, equipamento cultural, entre elas. O secretário que está de volta a Secretaria de Cultura e conhece bem as questões da cultura trirriense se colocou à disposição para juntos encaminharem as demandas do setor cultural. O vice-prefeito Jacqueson Martins Lima esteve presente e depois de ouvir os conselheiros colocou o governo à disposição para encaminhar as questões importantes para os artistas e produtores culturais, entre outras, a legislação da cultura na esfera da gestão pública municipal. A presidente Vera Alves, que se despediu disse que o mandato do biênio do CMPC que se extingue foi prorrogado pela pandemia do covid eque ficou aguardando a realização da Conferência Municipal de Cultura para a eleição do novo colegiado, conforme previsto na Lei do Sistema Municipal de Cultura. Ela deu boas-vindas aos novos conselheiros e disse que ao aceitar o papel de membro deste conselho, estamos comprometidos com a tarefa nobre de preservar, promover e fomentar a riqueza cultural que define nossa cidade. E que é grande e ampla nossa sresponsabilidades abrangendo desde o apoio a artistas locais até a preservação de nosso patrimônio cultural, da promoção de eventos culturais inovadores até a inclusão de todas as expressões artísticas em nosso tecido social.
Ficou assim a composição do colegiado do CMPC : Sociedade Civil: Cadeira Artes Cênicas e Música Lucas Steinert – Titular e Patrick de Oliveira Pereira – Suplente; Cadeira Artes Visuais, Literatura e Artesanato: Maria Isaltina T. Braga – Titular (sem Suplente); Cadeira Audiovisual, Mídia e Produção Cultural: Andrea Guimarães Phebo – Titular e Larissa do Carmo Pereira – Suplente; Cadeira Cultura Afro e Povos Originários - Ronnie Fernando Costa Fernandes – Titular (sem Suplente); Cadeira Cultura Popular e Circo: Gustavo Tomaz de Souza – Titular e Lucas Magrani Silvestre – Suplente; Cadeira Patrimônio Histórico-Cultural (material e imaterial): Rosangela de Fátima Campos Ribeiro – Titular (sem Suplente).Gestão Pública: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: Jose de Almeida Rodrigues (Titular); Manoel Alves da Silva Neto (Titular), Vera Lucia Alves Pereira (Titular), Marli Correa Biaggi (Suplente), Maria Isabel Silva Seixas (Suplente) e Lucas Vinicius da Silva Pereira (Suplente); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos: Pedro Henrique Ribeiro Brasil (Titular); Michel Gonçalves (Suplente); Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia: Gilber Rosa Borges (Titular); Roberto Carvalho Pitzer (Suplente); Controladoria: Marcelo Adriano Vieira Teixeira de Siqueira (Titular); Luciene Maria Silva Almeida (Suplente).
Os conselheiros da gestão 2023/2025 do CMPC, após tomarem posse fizeram eleição para diretoria , sendo eleitos Ronnie Fernandes representante do segmento Afro e Povos Originários - presidente e e Andrea Phebo do segmento Mídias e Produtores Culturais– vice-presidente.
Andrea Phebo destaca a cultura e turismo como instrumentos de desenvolvimento econômico da cidade e disse que quando os setores envolvidos entenderem isso a cultura encontrará o seu caminho. Ronnie Fernandes destacou a importância do setor afro na identidade cultural trirriense e a necessidade da inclusão da cultura do povo preto no desenvolvimento cultural do município.
Foto: Reproduçãofull-width
Postar um comentário