Inventário Participativo do Patrimônio Cultural

O que denominamos patrimônio cultural é sempre algo coletivo: uma festa tradicional, um edifício histórico, um lugar que muitos acham importante, um clube, ou outros elementos em torno dos quais muitas pessoas de um mesmo grupo se identificam. O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de maneira tão profunda que, algumas vezes elas sequer conseguem dizer o quanto ele é importante, mas quando elas o perdem sentem sua falta. Como exemplo, citamos ainda a paisagem do bairro, um prédio onde estudamos, uma casa com estilo diferente, o jeito de preparar uma comida, uma dança, uma festa, uma brincadeira. Fazendo o inventário, é possível descobrir e documentar o repertório de referências culturais que constituem o patrimônio de uma comunidade, do território em que ela se insere e dos grupos que fazem parte dela.

O Inventário Participativo é uma ferramenta que permite que as comunidades identifiquem, documentem e preservem os elementos culturais que tornam seu território único. Esta iniciativa é uma oportunidade de participação ativa e colaborativa de todos os membros desse grupo social ou organização na valorização do seu patrimônio.Preservar a memória e a identidade cultural de nossa comunidade é fundamental. Isso não apenas enriquece a nossa herança cultural, mas também proporciona inúmeros benefícios, entre eles:

Fortalecimento da Identidade: O patrimônio cultural é a base da identidade de uma comunidade. Ao preservá-lo, fortalecemos o sentimento de pertencimento e a conexão com nossas raízes. Reivindicação de Direitos Sociais e Culturais: Ao conhecer e documentar nosso patrimônio, adquirimos argumentos poderosos para reivindicar direitos sociais e culturais, como o acesso a recursos e apoio para preservar e promover a cultura local. Desenvolvimento Sustentável: A valorização do patrimônio cultural pode impulsionar o turismo cultural e gerar oportunidades econômicas para a comunidade. Educação e Conscientização: O Inventário Participativo envolve a educação patrimonial, incentivando o aprendizado e a consciência cultural entre as gerações mais jovens.

Guardiões da história garantindo um futuro cultural com diversidade


O Inventário Participativo é uma oportunidade para sermos os guardiões da nossa história, preservando nossa identidade cultural. Preservar o patrimônio de nossa comunidade é garantir que as gerações futuras continuem a se beneficiar desse legado. Assim, podemos ajudara construir um futuro mais rico e culturalmente diverso para todos.

Contribua com a preservação da memória de seu município, você é parte fundamental dela e seu patrimônio cultural deve ser celebrado e protegido.A realização de um Inventário Participativo em seu território, é uma ação que visa a preservação da memória, identidade e riqueza cultural de sua região. Participe articulando com a sua comunidade e orientando sobre a importância de fazer esse levantamento.

A universidade pública e o poder público desempenham papéis fundamentais na produção do inventário participativo. Eles podem oferecer suporte técnico, recursos e orientação, contribuindo para a realização bem-sucedida do processo de inventário.

Em conjunto, a universidade pública e o poder público têm o potencial de criar uma parceria eficaz para a preservação do patrimônio cultural dos grupos sociais ou associações. Essa colaboração pode beneficiar a todos: comunidade, academia e a sociedade em geral, enriquecendo a compreensão e a valorização do patrimônio cultural local. Busque apoio e informação no órgão público ou Secretaria de Cultura de seu município.



Por Vera Alves - Cultura Centro Sul





Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem