Equipe de Paty do Alferes é a única representante da rede pública na final da Liga Escolar Estadual de Basquete

Alunos do Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes chegam à decisão pelo segundo ano consecutivo



O Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes, de Paty do Alferes, tem feito história no basquete estudantil. Neste domingo (29), pelo segundo ano consecutivo, a equipe masculina entra em quadra pela final da Liga Escolar Estadual, uma das competições mais importantes da modalidade.

O time é o único entre os outros 11 participantes que faz parte da rede pública de ensino. Com a segunda melhor campanha do torneio, os jovens atletas patienses acumularam placares elásticos contra quase todos os adversários. 

Na última partida, pela semifinal, o expressivo resultado de 65 a 18 contra a Escola Americana deu à equipe uma vaga na grande final.

“O desempenho dos garotos tem sido admirável. Mesmo com menos recursos do que os nossos adversários, que contam com uma equipe de preparação e materiais melhores, estamos mais uma vez na busca pelo título. Para se ter uma ideia da diferença de investimentos, o ginásio onde jogamos a última partida tinha até ar condicionado, algo extremamente raro aqui na região. Mas mesmo assim, não abaixamos a cabeça e seguimos fazendo o nosso trabalho”, conta Flanklin Sholna, professor responsável pelo projeto.
Partida realizada entre a equipe de Paty (de vermelho e branco) e a Escola Americana, no Rio


Há mais de 20 anos à frente da equipe escolar, o professor Flanklin acumula uma vasta experiência no basquete, sendo uma referência na cidade.

Aos 57 anos, o educador utiliza todo o conhecimento adquirido ao longo das décadas dedicadas ao esporte para a realização da preparação dos jovens atletas do Colégio Edmundo Peralta Bernardes, junto de sua esposa e auxiliar Francemare da Silva Rodrigues. O trabalho da dupla é realizado de forma voluntária.

Time de Paty, juntos dos professores Flanklin e Francemare (sentada, ao centro)


Desde 2019 disputando a Liga Escolar Estadual, a equipe masculina, da categoria até 18 anos, acumula um título e um terceiro lugar. Atual campeão, o time entra em quadra para defender o título e representar, mais uma vez, Paty do Alferes em um importante campeonato.

O projeto do Colégio Edmundo conta com o apoio do também professor de educação física e ex-deputado estadual e federal Eurico Pinheiro Bernardes Júnior. Entusiasta da prática esportiva, o político é um dos grandes incentivadores da equipe e foi figura central na participação do colégio no campeonato deste ano, que após uma denúncia considerada pela comissão técnica como “maliciosa”, que os afastou de torneios por um mês, conseguiu reaver o processo.

“Estar especificamente nessa final representa muito para nós. Após a nossa suspensão, empregada de maneira equivocada pela organização responsável pelos campeonatos, todos ficaram muito chateados e preocupados com o futuro deste tão amado projeto. Felizmente, o ex-deputado nos apoiou 100% do tempo e conseguiu nos ajudar a dar a volta por cima”, conta Francemare, que também é professora de matemática da instituição de ensino.
Após suspensão, a equipe voltou à disputa com vitória na quadra da NBA, no Rio

 

O Colégio Edmundo Peralta Bernardes entra em quadra pela final da Liga Escolar Estadual de Basquete neste domingo (29), contra o Colégio de São Bento.

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem