Produção X Produtividade



Há uma relação muito próxima entre produção e produtividade, entretanto, ambas não são sinônimos. É fato que ambas as palavras possuem uma certa relação e que são parecidas, mas, existe uma significativa diferença entre os conceitos dos dois prismas.

Produção se refere ao que foi realizado por certa organização em umdeterminado espaço de tempo.

Vale destacar que, tempo, recursos e energia são bens preciosos que precisam ser valorizados para que existam cenários mais produtivos, sustentáveis e eficazes.

Se observarmos de modo geral, tudo envolve trabalho e produção, desde o nosso organismo, até os procedimentos mais complexos e tecnologias mais avançadas.

Com as mudanças e novas demandas da realidade contemporânea que se encontra em constante mudança, alicerçada nas bases das inovações, podemos perceber o quanto precisamos nos atentar para as versatilidades e engajamentos necessários para que possamos nos manter atualizados e produtivos em um mundo cada dia mais volátil, globalizado, conectado, otimizado e atento ao cenário melhoria contínua.

A produção representa um conjunto de ações que visam a transformação da matéria-prima, seja ela,um dado, informações, uma matéria natural, como os recursos naturais presentes na natureza, transformada de algum modo ou não, sendo recebida in natura ou processada, em um produto final, seja ele um dado processado, um serviço prestado ou algum bem de consumo, algum produto físico.

Basicamente temos, as entradas, os processamentos e as saídas em um processo produtivo.

Pode-se afirmar que a produção representa a quantidade de serviços ou bens que uma organização acaba por produzir em um determinado espaço de tempo, enquanto, a produtividade engloba os recursos utilizados no processo produtivo, a forma como ele é conduzido e o que de fato é produzido.

A produtividade envolve otimização, organização e aproveitamento, representa os padrões, o desempenho, à qualidade, a eficiência e eficácia, bem como, os custos envolvidos nos processos produtivos.

Podemos dizer que a produção é a ação de produzir e que a produtividade acaba por englobar como a produção é realizada, seus níveis de aproveitamentos e de desempenhos.

Em um mundo tão volátil, competitivo e cada vez mais alimentado pelas inovações, o tempo, a energia e os recursos utilizados nas produções acabam por representar um grande diferencial organizacional.

Otimizar a utilização de recursos naturais, o capital humano, maquinários e equipamentos, procedimentos administrativos e de engenharia, tecnologias, o tempo e a energia dedicada no processo produtivo, são fatores primordiais para a existência, sobrevivência e excelência, algo que envolve caminhar nos caminhos da melhoria contínua.

Para isso, se mostra sábio perceber que: “o segredo dos milagres reside em saber contemplar os detalhes”.

“Qualquer pirâmide com a base frágil tende a ruir em determinado momento”.

“Existem caminhos, não atalhos”.

“Tenha como pilar a organização, o planejamento, a disciplina, a esperança e as pessoas; procure não julgar as coisas fora do tempo”.

“Se viver é costurar um texto, costure bem a sua história”.

Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.


Imagem: Santa Garcia/ Gisele Silva

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem