Foi realizado de 20 a 25 de setembro o 2° Congresso Brasileiro de Trilhas, no Caminho Niemeyer, em Niterói, sendo uma realização conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas com a Prefeitura de Niterói.
O evento teve como objetivo conectar gestores e funcionários de áreas naturais protegidas, pesquisadores, estudantes, voluntários, profissionais da conservação e do turismo, brigadistas, empresas do setor outdoor, montanhistas, ciclistas, peregrinos e demais pessoas envolvidas e usuários de trilhas e caminhos do Brasil. O Congresso contou com palestras, minicursos, oficinas técnicas, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas de Niterói.
O Educador Físico, professor Valber Moraes esteve no evento representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Areal, que tem o intuito do desenvolvimento do turismo consciente e sustentável e pretende fortalecer os circuitos e rotas das trilhas de caminhadas e o cicloturismo municipais e integrar os circuitos regionais promovidos pela Instancia Governança Regional – IGR Caminhos Coloniais e outros parceiros.
O congresso teve representantes de vários estados brasileiros e aconteceu o 1º Seminário Técnico Científico da Rede Brasileira de Trilha e produziram a Carta da Guanabara é um documento que registra os desejos e intenções da Rede, representatividade da sociedade civil e outras organizações que foram coletadas durante o 2° Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói.
“As trilhas são importantes para o turismo e meio ambiente por diversos motivos. Elas desempenham um papel fundamental na preservação da natureza e desenvolvimento do Turismo e estimular a prática de atividades ao ar livre, como trekking, cicloturismo, caminhadas”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Areal, Felipinho Barros.
Postar um comentário