Continuemos alegres e perseverantes!



Por Izabel Daud

O Mês da Bíblia surgiu, em nosso calendário religioso, em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG. Atualmente é realizado e celebrado também em vários países da América Latina e do continente africano. A cada ano, um livro específico da Bíblia é escolhido, meditado e celebrado.

Este ano, o tema escolhido foi a Carta aos Efésios. E o lema: “Vestir-se da nova humanidade” (Efésios 4,24). A Igreja nos exorta a nos revestirmos do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na verdadeira santidade. O subsídio, pequeno livro editado pelas “Paulinas”, visou proporcionar aos grupos de reflexão e círculos bíblicos um encontro pessoal e comunitário com a Palavra. Durante todo o mês a Igreja nos animou – e continua nos animando! – em quatro Encontros, a nos dedicarmos à reflexão, ao estudo da Palavra.

No 1º Encontro (Efésios 1,3-14), o tema foi a Bênção, na qual o autor sintetiza toda a história da salvação. No 2º Encontro, o tema foi a Reconciliação entre Judeus e Gentios, estabelecida por Jesus, em Efésios 2,11-22. No 3º Encontro ( Efésios 4, 1-16), o tema refletiu sobre o Fundamento da Igreja, Corpo de Cristo e sobre a unidade na pluralidade de dons. No 4º Encontro (Efésios5,21-6,9), a reflexão foi o código doméstico e as novas relações que os cristãos são chamados a assumir ao aderirem a Cristo. O último encontro foi reservado à Celebração de Encerramento, retomando o texto do qual foi extraído o lema de todo o mês da Bíblia: Efésios 4,17-32.

Bonita, animada e oportuna foi, aqui em nossa Matriz de São Sebastião, a celebração eucarística do último domingo do mês, dia 24 de setembro, às dez horas. Padre Carlos, os catequistas e as catequistas das turmas de crianças da 1ª Eucaristia prepararam, com muito carinho, a celebração dos ritos de admissão, de assinalação da fronte e dos sentidos dos catequizandos. E, em especial, a bênção das Bíblias entregues às crianças por seus pais, padrinhos, madrinhas e muitos avós. A menina Manuela,linda aqui na foto, que se prepara para receber a primeira comunhão no ano que vem - da turma da catequista Ludmila - representa todas as crianças que participaram da bonita e alegre celebração do dia 24 de setembro, na Matriz de São Sebastião. Que todas estas crianças – e nós, seus familiares – continuemos perseverantes e alegres, percorrendo o caminho que ainda falta para a sua iniciação à vida cristã!

Foto: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem