Conselho Regional de Educação Física na 17ª Conferência Nacional de Saúde



Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!", aconteceu em Brasília/DF entre os dias 2 e 5 de julho, a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), evento importante que marca a retomada de espaços para o exercício da democracia em nosso país.


O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações, vindas dos diversos estados de nosso país, para juntos debater e construir políticas públicas e propostas que irão nortear as decisões e ações importantes do Governo Federal em prol do SUS nos próximos anos.



O Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região – CREF1, foi representado pelo Professor de Educação Física Valber Moraes Garcia, CREF 013470 G/RJ, membro da Câmara Técnica de Saúde do CREF1, como delegado eleito, por sua representatividade no Conselho Municipal de Saúde, do município de Areal/RJ, com direito a fala e votos durante as plenárias e grupo de trabalhos da 17ª CNS.

Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 1.500 propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres.

O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027, reunindo cerca de seis mil pessoas entre os dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).


A programação dos quatro dias incluiu momentos culturais, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).

Em um desses momentos o professor Valber Moraes Garcia apresentou o “Projeto Saúde Lúdica” que tem objetivos multidisciplinares, desenvolvendo outras áreas do conhecimento, que tenham colaboração a prestar aos indivíduos participantes do programa oficinas de práticas corporais, de trabalhos manuais, culinária, música, teatro, de forma lúdica e prazerosa.

A proposta do CREF1 é ter as representatividades municipais, através das suas Comissões de Relacionamento, ocupando as cadeiras dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) do Estado do Rio de Janeiro e assim apresentarem suas pautas e reivindicarem seus direitos e deveres perante a sociedade, buscando assim também uma representatividade brevemente no Conselho Estadual de Saúde – (CES.).

Com informações do CREF1full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem