Justiça Federal de Três Rios ouve testemunhas do caso em que Roberto Jefferson é acusado de tentativa de homicídio contra policiais federais

A Justiça Federal de Três Rios deu início, na última quarta-feira (24), a audiência de instrução do processo em que Roberto Jefferson é acusado de tentativa de homicídio contra quatro agentes da Polícia Federal (PF).

Até o momento, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Jefferson deve prestar depoimento na tarde de hoje (26).

O ex-deputado federal está preso desde 23 de outubro de 2022, quando atirou com fuzil e lançou granadas contra policiais federais que foram cumprir um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na casa dele, no bairro Gulf, em Comendador Levy Gasparian.

No primeiro dia de oitiva, sete pessoas foram ouvidas pela juíza federal Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios.

Dentre elas, os policias atingidos pelo ataque de Roberto Jefferson:o delegado Marcelo Vilella, que foi ferido na perna e na cabeça, e a policial Karina Miranda de Oliveira, atingida na cabeça, que estiveram presentes na sede da Justiça Federal de Três Rios, junto ao ex-parlamentar, que acompanhou os depoimentos presencialmente.


Moradores de Levy Gasparian que presenciaram o ataque aos policias também foram ouvidos presencialmente.

Marcelo Andrés Cortês Villela, Heron Costa Peixoto e Vinicius de Moura Secundo, todos agentes da PF, foram igualmente ouvidos, mas na sala de videoconferências da sede da Justiça Federal no Rio de Janeiro.

De acordo com o apurado pelo portal G1, em depoimento, os policiais disseram que foram surpreendidos pela reação de Roberto Jefferson ao tentar cumprir o mandado de prisão. Elesafirmaram que tiveram pouco tempo para reagir quando o ex-deputado atirou contra a equipe.

 
Nesta quinta-feira (25), testemunharam o ex-deputado federal Daniel Silveira, que também está preso por ataques ao STF, e a esposa de Jefferson, Ana Lúcia Francisco, além de outras cinco pessoas. Roberto Jefferson acompanhou o testemunho por vídeo, do Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu), na Zona Oeste do Rio.

Já nesta sexta-feira (26), o ex-parlamentar deve voltar a Três Rios para ser interrogado pela juíza de forma presencial. O assistente técnico dele, Jeferson Evangelista Corrêa, vai ser ouvido na sala de videoconferências da Justiça Federal na cidade de Petrópolis.

A Justiça Federal informou que a audiência de instrução é uma fase preliminar do processo, que não vai julgar o mérito do caso, mas colher elementos que sirvam para concluir se os fatos devem ou não ser levados à apreciação do Tribunal do Júri.

Imagem: Reprodução 






full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem