Quem são as crianças?

O educador (mãe, pai, professor e demais agentes educativos) é tão valorizado na Ciência Logosófica, pois ele é capaz de dar o tom da relação, sabendo entender o ponto em que a criança se encontra, respeitando o seu tempo e agindo com paciência inteligente, que significa realizar tudo o que precisa ser feito enquanto aguarda o tempo certo do florescer de uma aptidão.

É uma tarefa árdua e delicada, considerada uma arte por González Pecotche, o criador da Logosofia, e que só é possível concretizar quando o docente consegue tocar a sensibilidade da criança, estabelecendo um vínculo capaz de abrir o entendimento para as manifestações da criação.

Com mãos seguras e afetuosas, o docente conduz a criança, de forma que, a partir das experiências que a vida lhe oferece, ela consiga cultivar virtudes de inestimável valor para a vida.

Assim, ao despertar sua natureza espiritual, a criança não só desenvolve o seu intelecto como também sua sensibilidade, que traz consigo inquietudes a respeito do que significa ser humano e habitar este mundo e, com isso, permite que a vida tenha uma direção, um sentido, um norte.

A criança chega a este mundo com muitas possibilidades, fruto da sua herança, mas muitas vezes algo faz com que, no caminho, ela vá perdendo o verdadeiro gosto por viver, distanciando-se do real sentido de estar aqui.

Esta fase da vida é, portanto, preciosa, devendo ser cuidada com muita sabedoria para que ao educar possamos tornar real o que é potente na criança, fazendo com que o brilho que ela tem nunca se perca e que possa crescer a cada dia.

Nesta bela trajetória, o docente vai descobrindo que em seu interior há também uma criança, e que precisa se reconectar com ela para entender os mistérios que envolvem sua vida.

E conviver com crianças é um convite para resgatar nossa herança, a fim de compreender quem somos, quem são essas crianças com quem convivemos e, principalmente, aquela que já fomos.

Por Paula Lannes
Assessora educacional do Colégio Logosófico em Rio de Janeiro. É formada em direito e pedagogia pela PUC-Rio e mestre em educação. Estuda e é docente de Logosofia no Rio de Janeiro desde 2006

www.logosofia.org.br

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem