Chiador festeja São José com missa, carreata e outras atrações


No próximo sábado (18) e domingo (19), a comunidade católica do município mineiro de Chiador celebra o dia de São José (19 de março), o santo padroeiro dos trabalhadores e das famílias, pai de Jesus Cristo, marido de Maria e carpinteiro de profissão.

A festa em devoção ao santo começa no sábado, às 18h, com missa celebrada na Capela de São José (na antiga Estação de Chiador), pelo padre Kayo Cerqueira. Uma carreata sairá em direção à Igreja Matriz de Santo Antônio, em Chiador, às 19h30.


A comemoração tem ainda uma festa social a partir das 20h, até meia-noite, no barracão (quadra ao lado da matriz) com forró, comidas e bebidas típicas.

No domingo, a programação festiva continua no barracão com um almoço a partir do meio-dia e, às 14h, show de prêmios.


Capela sempre bem cuidada

A Capela de São José, erguida entre as décadas de 1920 e 1930, localizada em uma estrada de terra que dá acesso à lagoa de Furnas, teve sua restauração concluída em 2020.

No período de 2006 até antes da pandemia da covid-19, as celebrações eram esporádicas e a capela ficou desativada por um longo período.

A restauração se deu por uma iniciativa do grupo Amigos do Bar do Pedro, em Chiador, liderados por Marcelo Lemos de Oliveira e Claudemir Bevilaqua da Silva, com apoio da comunidade, dos frequentadores do lago da usina de Simplício, alguns empresários de Três Rios, médicos de Três Rios e Nova Friburgo, entre eles Dr. Maurício Tarrago, Dr. Vinícius Bonfante, Dr. José Carlos Lima, Grupo Mil, com ajuda de outros abnegados católicos, que abraçaram a causa que, acima de tudo, reaviva ainda mais a fé da comunidade chiadorense.

A arrecadação para ajuda na reforma teve material doado e mão de obra de voluntários aos finais de semana, quando a maioria das pessoas podia ajudar nos trabalhos para revitalização da capela que fica próxima à antiga estação ferroviária daquele município.

Os devotos ainda planejam muitas melhorias, mas o que hoje se vê é uma capela bem cuidada e que se torna uma importante atração turística e religiosa naquela região.

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem