Oficina de Formação em Arranjo Produtivo Local acontece neste sábado

Os produtores rurais do município de Três Rios e região que queiram participar da Oficina de Formação em Arranjo Produtivo Local da Mandioca, podem comparecer no próximo sábado (4), das 8h30 às 12h30, no salão do Idoso (Ação Social) situado à Rua Maria Avena do Carmo, 108, no município de Areal.

O encontro é parte da formação continuada para a gestão coletiva de um empreendimento relacionado a uma fecularia que ficará localizada em Areal. Além disso, visa trabalhar com ações de fortalecimento dos produtores rurais de Três Rios.


Principalmente devido à participação dos pequenos agricultores e dos agricultores familiares de toda a região do médio paraíba.


Arranjo Produtivo da Mandioca vai processar 12 toneladas de fécula por dia

A unidade produtiva da fecularia é o motor gerador para a implantação de um Arranjo Produtivo Local da Mandioca.

Para tanto, ela está sendo elaborada com uma capacidade de produção de aproximadamente 12 toneladas/dia de fécula.

Além disso, o envolvimento do maior número possível de produtores da região de Três Rios é de extrema importância para atender as demandas futuras da produção dessa unidade.


Primeiro encontro ocorreu na última semana

A reunião entre os produtores rurais, Secretários de Agricultura dos Municípios de Três Rios, Areal e Paraíba do Sul, Emater Três Rios e técnicos do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais/COPPE/UFRJ serviu para a apresentação do projeto

“Implantação de Arranjos Produtivos Sustentáveis acompanhados de Plantas de Beneficiamento da Produção e Usinas de Energia Renovável em Regiões de Produção Agrícola do Estado do Rio de Janeiro”. A iniciativa é fruto da emenda do Senador Carlos Francisco Portinho.

Na reunião, foram apresentadas as ações do projeto, que prevê como iniciativas a criação de uma entidade jurídica que fará a gestão da Unidade Produtiva, fortalecimento e criação de cooperativa de crédito; sistema de aquisição compartilhada de insumos (adubo, mudas, implementos agrícolas, etc.) e assistência técnica aos produtores.

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem