Confraternização beneficente celebra a vida

Celebrar a vida e cuidar da vida são expressões de grato louvor a Deus que nos deu o seu Filho, Jesus Cristo, com a missão maior: “Eu vim para que todos tenham vida e vida e abundância” (Jo 10,10).

Esta deverá ser prioridade de todos os que buscam segui-lo,pois, a ordem está dada: “dei-vos o exemplo para que façais o mesmo” (Jo 13,15).

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34). E o cuidado amoroso e solidário de todas as vidas deve ser expressão de nosso grato louvor.

Caso contrário, eis a repreensão de Jesus: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens” (Mt 15,8-9). Portanto, “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Sl 118,29).

E esta inclusão entre louvor a Deus e cuidado da vida distinguiu desde a primeira a comunidade do discípulos e discípulas de Jesus. Vale a pena reler o relato de São Lucas:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em todos havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam bestavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo as necessidades de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão pelas casas, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvavam a Deus e eram aceitos por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava ao número deles os que seriam salvos” (At 2,42-47).

Nessa perspectiva a Paróquia São José Operário celebra anualmente, num domingo próximo ao dia 30 de janeiro (natalício do pároco) a Festa da Unidade Paroquial, com o louvor Eucarístico e uma confraternização beneficente, em prol do amor-serviço à vida.

Uma festividade de muita oração, alegria, partilha e comunhão dos fiéis entre si e com dezenas de outros procedentes das demais paróquias e das cidades de Valença, Paraíba do Sul, Sapucaia, Rio de Janeiro e muitas outras circunvizinhas.

A festividade desse ano, pela primeira vez serão em dois dias, 04 e 05 de fevereiro, com essa rica programação: no próximo sábado, a Missa, às 19h, seguida do Show.......... com os tradicionais pastéis e muitos outros comestíveis.

No domingo a Missa das 9h, transmitida pela TV Canal 5, Rádio Três Rios, seguida das apresentações culturais de capoeira e Folia de Reis de Valença, do almoço e do sorteio de prêmios. Durante todo evento os saborosos pastéis e salgadinhos.

As prioridades das nossas cinco CEBs-Comunidades Eclesiais de Base (Triângulo, Moura Brasil, Pilões, Ponte das Garças e Ponto Azul), nesta volta à normalidade, está sendo o resgate dos Círculo Bíblicos e Grupos de Jovens.

Igualmente a continuidade do Projeto de Segurança Alimentar, distribuindo mais de quinhentas cestas básicas através das conferências vicentinas da cidade, o Movimento Fé e Política, os projetos de inclusões sociais de crianças e jovens através da capoeira, jiu-jitsu, curso de Ambiente Jovem, o trabalho das mulheres no clube de mães, inclusive com a volta dos cursos de corte e costura e bordados, o acolhimento dos grupos de AA-Alcoólicos Anônimose NA-Narcóticos Anônimos e os atendimentos psico-espirituaais.

As Missas semanais nas comunidades como as pastorais de catequese e liturgia, Grupo de Oração da RCC, os grupos do Terço dos Homens, Movimento Mães que oram pelos filhos e o Apostolado da Oração perseveraram admiravelmente.

Essa partilha missionária quer ser um estímulo à vida cristã de forma a unir sempre fé-vida, oração-ação, louvor-caridade. Igualmente um testemunho aos amigos leitores para que se engajem numa Igreja a serviço do Reino de Deus.

E assim, resgatando a herança da originalidade da Igreja:
“E da multidão dos que creram, um só era o sentimento e a maneira de pensar. Ninguém considerava exclusivamente seu os bens que possuía, mas todos compartilhavam tudo entre si”. (At 4,32).

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem