Estado mobiliza forças policiais para garantir um Carnaval seguro em todo o RJ

Polícias Militar e Civil atuarão em conjunto, e combate ao assédio contra a mulher será uma marca desta folia


O Governo do Rio de Janeiro mobilizou a Polícia Militar e a Polícia Civil para garantir a segurança e o bem-estar de quem vai curtir o Carnaval no estado.

O aparato poderá ser visto na Marquês de Sapucaí e nas vias onde houver desfiles de blocos em todo o território fluminense.

O direito de ir e vir de forma tranquila e ordeira dos foliões é uma prioridade do governador Cláudio Castro, que também garantiu um investimento de R$ 38 milhões para que o “Maior Espetáculo da Terra” seja também o melhor da história.

“O Rio de Janeiro sempre foi sinônimo de Carnaval e alegria. É a nossa essência! Por isso, trabalhamos duro nos últimos meses para que essa festa transcorra da melhor maneira possível e seja inesquecível para quem estiver no nosso estado nesse período tão importante para a nossa economia” – afirmou Cláudio Castro.


A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o planejamento operacional vai reunir o maior efetivo dos últimos anos.

De forma extraordinária, foram mobilizados cerca 11,5 mil PMs, efetivo 15% superior ao empregado no ano passado. Esse reforço proporcionará um contingente de 14 mil policiais por dia.

Já a Secretaria de Polícia Civil explicou que três mil agentes estarão de prontidão em todo o estado durante o período do Carnaval, com um reforço diário de 50% do efetivo na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo e nas 14 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher.


Reforço policial também em Três Rios e nas cidades da região

Através das redes sociais, o 38º Batalhão de Polícia Militar informou que 485 policiais militares e 60 viaturas estarão distribuídos nos cinco municípios de atuação da corporação: Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Areal e Sapucaia.

Durante todo o período de carnaval, o efetivo do 38º BPM estará nas ruas, para garantir uma folia segura para toda população.

Em Três Rios, todos os membros da Guarda Civil Municipal foram convocados e estarão auxiliando na ordem e organização das festividades de carnaval.


Combate ao assédio contra a mulher

O Governo do Estado também preparou uma grande ação para combater o assédio contra as mulheres no Carnaval. E, por meio da Secretaria da Mulher, lançou uma campanha cujo slogan é “Ouviu um não? Respeite a decisão”.

A iniciativa frisa que atitudes como puxar o cabelo, braço e a fantasia são caracterizadas como assédio e destaca a importância do aplicativo Rede Mulher. Baixado gratuitamente no celular, a ferramenta tem um botão de emergência que aciona eletronicamente o 190, da Polícia Militar.

Aliás, PMs da Patrulha Maria da Penha – que assiste mulheres com medidas protetivas – estarão fazendo ações diárias em várias cidades.

O Programa Empoderadas e a Fundação para a Infância e ao Adolescente (FIA) também vão distribuir materiais informativos sobre abordagem para acolhimento e orientações para os responsáveis, entre outros temas. 

Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução 38BPMfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem