Bloco Afoxé Mona Kinsaba se apresenta hoje, em Três Rios

O bloco Afoxé Mona Kinsaba ele é o primeiro bloco afro de Três Rios e fez sua estreia no Carnaval trirriense em 2020.

Criado pelo seu atual presidente Ronnie do Katende, o bloco afro trouxe novos elementos para o maior carnaval do interior do Rio, inserindo a musicalidade africana e difundindo ainda mais a cultura negra nessa festa tão tradicional da cidade.

Os blocos afros tradicionalmente utilizam aspectos das culturas africanas nos vários elementos de sua composição, como: indumentária, ritmo e letra, que são expressões fundamentais na composição dessas agremiações intimamente ligadas a essa cultura.


Os blocos afro já mostram suas diferenças no “abre alas”, porque o conjunto percussivo é o primeiro elemento do bloco e traz ritmos típicos que embalam todos os foliões, afiadas ao ritmo e às vestimentas com estampas temáticas, que se unem para estabelecer uma ligação íntima com a África.

Esse ano o bloco faz parte da programação oficial do município e se apresentará no parque municipal no mesmo sábado (25) em que as escolas campeãs vão se reapresentar na Avenida Condessa do Rio Novo.

O objetivo do bloco vai além do espetáculo apresentado nas ruas. Com ações de valorização da identidade negra eles inserem na folia a luta contra o racismo e promovem ações educativas e de formação profissional no seu cotidiano, trazendo um novo sentido para o Carnaval.

Os integrantes do bloco convidam a todos a participarem desta festa cultural neste sábado (25), a partir das 12h, no parque municipal, ao lado da biblioteca.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem