Prefeitura de Levy Gasparian realiza V Fórum de Letramento e Escrita


A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o V Fórum de Letramento E Escrita na última quarta-feira (16), com o tema “A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem”.

O fórum teve início com a fala da secretária de Educação Vanessa Souza, que propôs uma reflexão do papel dos múltiplos letramentos na atualidade e sua função na construção de uma cidadania emancipadora.

Nesta perspectiva, é de suma importância que o indivíduo seja letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita que a sociedade exige, o que não acontece se a pessoa for um analfabeto funcional.

 
Doutora em Língua Portuguesa, Vanessa demonstrou por meio de dados gráficos o índice de analfabetismo no país desde o Brasil Colônia, que há um caminho a ser percorrido na melhoria do ensino no Brasil, começando por meio da formação continuada dos professores, o que tem sido uma prioridade do município de Comendador Levy Gasparian no atual governo.

 
Em seguida, a fonoaudióloga Fernanda Lado explanou sobre a importância da consciência fonológica no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Segundo Fernanda, o trabalho do professor deve partir do nível de escrita do aluno e a partir desse ponto, propiciar aos alunos, atividades que lhe possibilitem avançar para níveis de escrita subsequentes e, assim, ter seu desenvolvimento pleno garantido.

A noite terminou com a Banda 1º de Maio de Três Rios abrilhantando a noite, tocando para o público presente músicas que marcaram época.

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian por meio do prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com a educação gaspariense, investindo na formação continuada de seus professores por acreditar que a educação de qualidade é o que promove a criação de uma sociedade onde todos tenham oportunidades de desenvolver seu potencial individual. Dessa forma, poder contribuir para que as próximas gerações tenham um futuro melhor. 


Secom PMCLGfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem