A Ciência Logosófica e seu método

Espírito e Alma, uma diferença importante

A Logosofia apresenta, consequência direta de sua concepção de ser humano, em paralelo à sua configuração bio-psico-espiritual, afirma que temos duas naturezas: a física e a espiritual.

A natureza espiritual é parte do que não morre no ser humano, tem essência mental e se manifesta nele através do espírito humano, que eu descrevo para mim como a energia interna que impulsiona minhas inquietudes e vontade para saber mais sobre mim mesmo.

Ou seja, conhecer a si mesmo não seria uma aspiração de ninguém, sem a influência dessa natureza única do ser humano.

É também o que nos diferencia dos animais, pois, apesar de termos configurações biológicas e até psicológicas similares,o ser humano “é o único ser da Criação capaz de experimentar câmbios por própria determinação”.

Complementando a imagem humana temos sua natureza física, da qual fazem parte seu corpo e sua alma.

Aí que está a diferenciação importante a ser feita: a alma humana é o “ser” em sua configuração psicológica e está atrelada à matéria, e por isso se deteriora com o corpo após a morte. Aqui, sugiro ler o livro “O Espírito*”, onde esse aspecto é amplamente explicado.

É define o estudante David Cohen na palestra online que deu com o título “Quem sou eu?”: “o que temos tem data de validade, já o que somos não” - https://www.youtube.com/watch?v=M_Qw64pJ_2Y&t=11s. Outro estudante, apresenta outras reflexões sobre o assunto, diferenciando “mente” e “cérebro”.

Parte do conhecimento de si mesmo envolve “depurar nosso espaço interno”. Isso está intimamente ligado a uma das partes do conhecimento de si mesmo que eu diria ser a que me dá mais trabalho. É o combate ao que a Logosofia define com as deficiência e propensões psicológicas do ser humano.


Aqui está outra imagem que acho que resume bem o que vivi: ao começar “adentrar” em mim mesmo espero encontrar só coisas belas, uma imagem perfeita, mas ao me deparar com meus defeitos, acabo vendo uma imagem distorcida, desfocada e feia.

Quem já passou por isso vai saber do que estou falando, é feio quando vemos algo em nós que não nos agrada.

Francisco e Vera Escorsin, neste vídeo - https://youtu.be/nmHUyAiuTE8 -, relatam viver algo parecido, o que me deixa tranquilo de que ao menos sozinho não estou nessa inquietude e no esforço para ir me “embelezando” internamente.

O método logosófico apresenta a técnica para combater esses defeitos, por ser um esforço intimamente ligado ao conhecimento de si mesmo e à transformação do próprio destino.

Afinal, ao nos conhecermos, podemos mudar quem somos e alcançar uma existência muito mais feliz, não é verdade?

Por exemplo, uma vez vi que eu estava sofrendo devido a uma característica que eu tinha, que começou como algo bom em mim acabou virando um defeito e eu tive que trocá-la por outra forma de conduta. Eu relato isso neste texto: Ser Responsável Pode Fazer Mal? - www.logosofia.org.br

No texto eu falo um pouco também da técnica logosófica para esse combate, mas caso tenha interesse em se aprofundar “direto na fonte”, sugiro o livro “Deficiências e Propensões do Ser Humano**”.

Um pensamento de Augusto Salles
Docente e pesquisador da Ciência Logosófica
(*) (**) – downloads grátis de livros www.logoosofia.org.br

www.logosofia.org.br

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem