Encantando a política, resgatando a democracia

Na semana passada, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, aconteceu o 8º Seminário de Fé e Política, celebrando os 10 anos de presença do MF&P na cidade de Três Rios.

Um grupo que durante todo esse período vem se encontrando periodicamente para se fortalecer na militância política a partir da fé e do compromisso de se colocar sempre junto com a população empobrecida e na luta por uma sociedade justa e democrática, onde a igualdade e o respeito à diversidade seja uma referência para o seu desenvolvimento.

Com o tema Encantando a Política, resgatando a Democracia, dentro doespírito do projeto “Encantar a Política”, desenvolvido por diversas entidades, pastorais e movimentos nacionais com o apoio da CNBB que, a partir da Fé, o Movimento Fé e Política busca animar as comunidades para uma cidadania ativa e emancipatória.

Dentro dessa proposta, iniciou-se o Seminário com a presença do sociólogo e membro da Coordenação do Movimento Nacional de Fé e Política Pedro Ribeiro, que nos ajudou a pensar o tema desse primeiro dia Encantando a Política – A Fé fazendo brotar a Política da Vida. Pedro Ribeiro com a suavivência esua capacidade de análise nos fez refletir a fé dentro da realidade atual em que emerge a necessidade de repensar uma prática política que leve em conta a vida em contraposição à essa necropolítica (as diversas políticas de morte), que vem dominando a política e a economia, na qual os mais pobres são excluídos e colocados à margem de todo o processo.

Nesse dia, tivemos a ausência de Dom Vicente de Paula Ferreira, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e secretário-geral da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), que foi ameaçado de morte por um homem armado em Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após a celebração de uma missa de crismas, no último dia 12.

Foi orientado pela área de segurança de Minas Gerais para não fazer viagens nesse momento. Foi lido no último dia de Seminário um Manifesto de solidariedade a Dom Vicente, aclamado pelas quase 80 pessoas presentes.

No segundo dia, com o tema Encantandoa Política – a inclusão e a superação da desigualdade,tivemos a presença da deputada eleita Marina do MST, resgatando a importância da luta pela terra para o resgate da democracia, já trazendo para nós a importância da Campanha da Fraternidade do próximo ano, que terá o tema Fraternidade e Terra, e nossa, que procuramos pensar a superação das desigualdades sociais a partir da pessoa e da prática de Jesus e como esse modelo neoliberal vai contra a essência do Projeto de Deus, onde qualquer tipo preconceito não tem lugar, pois a inclusão sempre foi uma marca da prática e da vida de Jesus.

No terceiro e último dia, com o tema Encantando a Política - Políticas Públicas de superação da Fome, tivemos a presença do Deputado Federal eleito Reimont e Deputada Estadual reeleita Renata Souza, que trouxeram para nós o tema da superação da Fome, a partir das experiências vividas por eles; ele, como vereador de 4 mandatos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que sempre teve esse tema nas suas pautas de atuação parlamentar e diversos projetos nessa área e ela, como moradora da Comunidade da Maré no Rio de Janeiro, participante de vários projetos e como deputada estadual, preside a Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Extrema Pobreza da Alerj,já antecipando o tema da próxima Campanha da Fraternidade, que terá o Tema Fraternidade e Fome.

As falas dos palestrantes nos fizeram pensar as diversas políticas públicas que levam à superação da Fome, demonstrando que essa realidade é resultado de uma estrutura social e econômica excludente que priorizam o Capital em detrimento do Trabalho e da dignidade humana.

Pode-se dizer que o sucesso deste 8º Seminário de Fé e Política teve, além dos convidados que veio abrilhantar esse evento, a participação de em média 70 pessoas por noite, fazendo os debates serem de altíssima qualidade.

Com certeza, eventos como esse, colaboram para o aumento da consciência política e fazem com que sejamos cada vez mais sujeitos e sujeitas da história, com a mística de Jesus: “eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Somos gratos à E. M. Américo Silva – Anexo Leonel Brizola pelo espaço cedido, e às instituições comerciais e outras que colaboraram com a infraestrutura, sobretudo alimentar, do evento.

E parabenizamos a toda equipe do MF&P-Movimento Fé e Política pela programação, organização e condução do rico e impactante evento sob a direção geral de Eduardo Pires e Gilberto Simplício, respectivamente presidente e assessor do referido MF&P.

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem