Governo do Estado anuncia adesão a grupo para precificação dos créditos de carbono

Objetivo é a troca de experiências para formação de preço nas Américas


O Governo do Estado do Rio de Janeiro aderiu ao Carbon Princing in the America, vinculado ao Tratado de Glasgow, da COP26.

O comunicado foi feito nesta segunda-feira (17) durante o Latin America Climate Summit, evento organizado pela International Emissions Trading Association (IETA), que está sendo realizado no Copacabana Palace.

Representando o governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão Nelson Rocha destacou que a adesão é mais um importante passo para a criação de um grupo para tratar da formação de preço dos créditos de carbono para os mercados das Américas. O objetivo é a troca experiências entre os países.


"Trocar experiências com outros países vai ajudar bastante para que possamos ter um mercado que ainda precisa ser consolidado, pois é muito novo. Formar esse grupo a partir das Américas é importante para que a gente tenha uma lógica global e, em particular, uma lógica única para todas as Américas", disse.

De acordo com Nelson Rocha, o Estado do Rio já está bem adiantado na formação de um mercado de créditos de carbono devido ao projeto Economia Verde - Nova Fronteira, que visa a implantação de uma plataforma/bolsa para a negociação de ativos sustentáveis.

O Carbon Princing in the America é um dos termos do Tratado de Glasgow, que foi criado na COP26, a Conferência do Clima das Nações Unidas, realizada na capital da Escócia, em novembro de 2021. 

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem