Projeto Traços e Cores da História cria mural de arte urbana que retrata história da região de Levy Gasparian

Ação da ONG Animatógrapho visa mostrar por meio de ações, traços e cores a importância do município, antes distrito de Serraria, na formação social e cultural da região e do Brasil


Onde havia apenas concreto, ao lado de uma praça em frente a um imóvel abandonado, surgiu uma floresta com animais da fauna da região, negros escravizados durante o Ciclo do Café, lavadeiras e figurões da época do império.

No limite da paisagem, índios Coroados, os legítimos primeiros habitantes das terras entre os rios Paraíba do Sul e Paraibuna, guardam o mural.

Realizada por artistas da ONG Animatógrapho, a obra, que será finalizada no próximo dia 28, já tem encantado a todos que passam pelo bairro Mont’Serrat, em Levy Gasparian.


Com cerca de 170 metros quadrados, o mural retrata a história da região desde antes do Caminho Novo até os dias atuais.

A iniciativa para o projeto, intitulado Traços e Cores da História, partiu da própria organização, que atua há mais de quatro anos na cidade.

“A ideia surgiu de um edital da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ)  chamado Rua Cultural que premiou 48 projetos de murais em todo o estado. Nossa ONG já atua oficialmente na região de Levy desde 2018 através de um Ponto de Cultura chamado Estradas da História e cultivamos relações institucionais em Três Rios, Levy Gasparian e Rio das Flores desde muito tempo”, conta Flávio Cândido, idealizador e coordenador artístico do grupo.

Flávio Cândido, idealizador e coordenador artístico do projeto Traços e Cores da História

Segundo ele, a ação tem como principal objetivo resgatar a história e mostrar à população, principalmente aos mais jovens, a importância do município para o desenvolvimento do Sudeste do Brasil.

“Comendador Levy Gasparian era, até 1991, chamada de distrito de Serraria e pertencia ao município de Três Rios. Antes, a Paraíba do Sul. A cidade tem grande importância histórica desde o final do século 17, pois foi o principal posto de alfândega entre as Minas Gerais e a Coroa”, relata.

De acordo com Flávio, por ter se emancipado há pouco tempo, a cidade ainda carece de representações que evoquem a esse passado da região.

“É um lugar que tem muita história, mas pelo município ser relativamente jovem, ainda busca uma identidade própria que alimente a autoestima de seus moradores. Apesar dos esforços pedagógicos dos professores da cidade, a população de Levy Gasparian, em sua maioria, não tem a completa visão sobre sua importância histórica e econômica para o país”, finaliza.

Antes e depois da pintura (selecione a imagem para expandir)

Constituído por um coletivo de dezenove artistas de diversas cidades do estado, o projeto também contou com oficinas com alunos das escolas públicas da cidade para incentivar a produção artística, além da escolha de outros cinco aprendizes que ajudaram no processo.

Com sua inauguração programada para o próximo dia 28, a obra também retrata, em ordem cronológica, outras figuras que fizeram parte da história do país como Garcia Rodrigues Paes, Tiradentes, Dom Pedro I e Mariano Procópio.

Imagens: ONG Animatógraphofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem