Museu da Justiça inaugura exposição que conta os 270 anos dos tribunais de Justiça

O Museu da Justiça do Rio de Janeiro, em comemoração ao marco dos 270 anos da criação dos tribunais de Justiça no estado , inaugura, no próximo dia 20 (terça-feira), a exposição “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”.

Com o auxílio dos bens culturais preservados no Museu, a Mostra se propõe a rememorar os órgãos que compunham a administração da Justiça desde o início da colonização, com destaque para os diferentes tribunais que desempenharam a jurisdição no território que corresponde ao atual Estado do Rio de Janeiro e sua interação com a história social brasileira.

Em julho de 1752, foi instalado o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro, cuja criação formal havia se dado no ano anterior, vindo a atender reivindicações dos jurisdicionados das vilas desta parte da então América portuguesa quanto às dificuldades no prosseguimento dos seus feitos.

Por esta época, os recursos das decisões de primeiro grau eram dirigidos à Relação do Estado do Brasil, sediada na cidade de Salvador, na Bahia.

Desde então, os órgãos que a sucederam garantiram a continuidade da prestação jurisdicional até os dias atuais, perpassando pelos períodos colonial, imperial e republicano.

Dentre o acervo histórico exposto estão objetos de trabalho, móveis, fotografias, livros de registros e documentos decorrentes da atividade judicial, no qual destacam-se autos processuais com mais de três séculos.

Fonte: Ascom TJRJ
Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem