Prefeitura de Miguel Pereira realiza ato pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência



O dia 21 de setembro é dedicado em todo o país à luta da pessoa com deficiência. A data marca a construção de mobilizações para a inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Miguel Pereira promoveu uma mobilização inclusiva com diversas ações no Lago de Javary.

O evento teve início às 9h do último sábado (24) e contou com oficinas, brincadeiras, contação de histórias, rodas de conversa e orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência.



Apesar de ter sido oficializada em 2005 com a lei Nº 11.133, essa data é marcada por reivindicação do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD) desde 1982.

Como uma luta permanente, a data se aproxima ao início da primavera, pois marca o nascimento e renovação desse movimento e suas reivindicações são pelas políticas de Inclusão e o fim da exclusão social.

A pessoa com deficiência (PcD) é a que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, em interação com barreiras, pode ser afetada no processo de participação social. A definição é do Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela lei nº 13.146/2015.

Comunicação PMMP
Imagem: Comunicação PMMPfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem