Discas de Saúde

Intestino grosso: Apendicite

O intestino grosso é um órgão do sistema digestório responsável por produzir o bolo fecal (fezes) e absorver água, dividido em quatro partes, ceco, colon, reto e ânus.

Está localizado na cavidade abdominopélvica. Sua primeira porção o ceco, possui formato de bolsa onde está localizado o apêndice vermiforme (tubo longo em formato de verme), cuja função é de defesa do organismo.

A apendicite é uma inflamação que ocorre no apêndice vermiforme, está condição acontece geralmente devido a obstruções decorrentes da presença de fecalitos (fezes endurecidas) e até mesmo parasitas, que acometem o interior desta estrutura.

Sintomas como: dor periumbilical, dor abdominal do lado direito que se inicia leve, porém vai aumentando de intensidade, náuseas, vômitos, febre, falta de apetite, entre outros. O diagnóstico é realizado através de exame físico, exames de imagens e exames laboratoriais.

O tratamento é cirúrgico sendo realizada a retirada do apêndice e o uso de antibióticos é recomendado para conter a inflamação e impedir agravos desta doença.

Caso apresente alguns dos sintomas relatados acima, é importante procurar assistência especializada, pois o diagnóstico precoce da apendicite favorece em seu tratamento e em seu prognóstico.

Até a próxima semana.

Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem