De volta a sua terra natal, Dom Paulo Cezar Costa realiza duas celebrações na região

Religioso foi empossado cardeal pelo Papa Francisco em agosto, no Vaticano


Empossado no dia 27 de agosto pelo Papa Francisco entre 20 novos cardeais da Igreja Católica durante o Consistório Ordinário Público, no Vaticano, Dom Paulo Cezar Costa, 55 anos, nascido em Valença (20/7/1967), foi pároco em Vassouras e em sua terra natal. Em 1993 foi vigário paroquial na paróquia de São Pedro e São Paulo, em Paraíba do Sul.

Dom Paulo é graduado em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado (1998) e doutorado (2001) em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ele também foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, coordenador e diretor do Departamento de Teologia.

Costa foi ainda professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, além de docente no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).

Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado pelo Papa como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de janeiro, na capital fluminense. Em 2013, ele foi diretor administrativo da Jornada Mundial da Juventude, também no Rio. Em 2016 se tornou bispo de São Carlos e arcebispo de Brasília, em 2020.

Neste sábado (24), às 10h, o cardeal celebra missa na Catedral de Nossa Senhora da Glória (Praça Padre Gomes Leal, 365, Centro), em Valença. Amanhã (domingo, 25), a celebração será às 10h, no Centro de Convenções Severino Sombra (Avenida Otávio Gomes, 500, Centro), em Vassouras.

Dom Paulo revelou estar ansioso para reencontrar os familiares, amigos, padres, em especial o pai, sr Geraldo Manoel da Costa Amaral, que tem 96 anos.

Por outro lado, a comunidade católica da região também está ansiosa para receber o recém-nomeado cardeal que tem uma significativa história nas paróquias por onde passou.

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem