Independente do Triângulo anuncia enredo para o Carnaval 2023

Incêndio na semana passada destruiu barracão e causou prejuízos à escola de samba



Um incêndio destruiu, na semana passada, a quadra e barracão da escola de samba Independente do Triângulo.

O incêndio causou danos à agremiação que divulgou uma estimativa de prejuízo em torno de R$ 100 mil com a perda de chassis de alegorias, esculturas, adereços, entre outros materiais que seriam utilizados no próximo desfile.

Segundo diretores, a escola tricolor está se recuperando aos poucos e o primeiro passo foi lançar o enredo para o Carnaval 2023.


Nesta terça-feira, foi lançado pelas redes sociais da agremiação o enredo "Bahia de Carybé", de autoria do veterano carnavalesco Comandante Armando Martins, seis vezes campeão pela Mocidade Independente de Vila Isabel.

A nova roupagem dada ao tema está a cargo do carnavalesco Walter Matheus, que divulgou a logo do enredo e um pequeno vídeo promocional no YouTube.


O enredo

"Carybé - nome derivado de um peixe do Brasil, foi pintor, escultor, gravador, desenhista, oleiro, muralista, pesquisador, historiador e jornalista.

Hector Julio Páride Bernabó, naturalizou brasileiro em 1957 e ficou famoso por suas caracterizações, utilizando diferentes técnicas de pintura com os temas das mulheres negras e mulatas baianas, dos tempos coloniais e da cultura africana no Brasil.

Argentino de nascimento, italiano de formação, e brasileiro de coração, foi e será o mais baiano de todos os artistas da boa terra, de tal maneira que será impossível separar os dois vocábulos que se completam: Bahia de Carybé", descreve a apresentação do tema.

O carnavalesco Walter Matheus atuou na função por algumas vezes na escola do Triângulo, sendo responsável pelo desenvolvimento do enredo "Álcool, o jeitinho brasileiro", onde atuou como carnavalesco no primeiro título, em 1989, quando a agremiação era bloco de enredo e, com a vitória, foi elevada à categoria de escola de samba.

Em 1991, já no segundo grupo, Walter participou de outro momento importante da agremiação, quando aconteceu o segundo campeonato, primeiro como escola de samba com o enredo "Faça o jogo - a sorte está lançada", de autoria de Fernando Ferreira.

O artista, que também atua no teatro amador da cidade, foi responsável pela modificação do símbolo da escola na bandeira.

Até 2004, o pavilhão verde, vermelho e branco tinha uma garça como símbolo. Depois passou a adotar o leão.

"Este ano estou muito contente com a equipe que encontrei na escola e, mesmo com muitos problemas e desafios, sei que vamos fazer um lindo carnaval para o povo de Três Rios", comentou Walter Matheus.

A escola presidida por Sebastião Evangelista Rufino de Souza (Tião Rufino) anuncia em breve o lançamento do enredo com evento comemorativo e mostra que, a exemplo símbolo de seu pavilhão (o leão), está com as garras afiadas para realizar um desfile para ficar na história da agremiação.

Vale lembrar que a escola divulgou uma chave PIX para doações: grestriangulotr@gmail.com Assista ao vídeo de apresentação do enredo:


Foto: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem