Estação de Memórias reuniu amantes da ferrovia na Casa de Pedra em Três Rios



Foi um encontro marcado por muita emoção, histórias e lembranças sobre o período da ferrovia no município de Três Rios.

O Estação de Memórias é um projeto desenvolvido pela VLI, empresa que está cuidando da manutenção dos trilhos para o projeto do Trem Rio/Minas, da ONG Amigos do Trem, e trouxe a Oficina de Construção Coletiva.


Os amantes da ferrovia puderam compartilhar suas histórias, experiências e também rever fotos, objetos do período áureo da empresa RFFSA no município. A oficina é uma das atividades para a criação do conteúdo do que será exposto no Estação de Memórias.



Foram feitas entrevistas, rodas de histórias, gravações, depoimentos com os ferroviários e seus familiares, amantes do tema com a equipe da Agência de Iniciativas Cidadãs e a secretaria de Cultura e Turismo, secretaria de Educação, Escola de Qualificação e Espaço da Ciência que também participaram.

As etapas estão sendo cumpridas para que o Projeto Estação de Memórias seja inaugurado em dezembro deste ano.

De acordo com os organizadores, ainda serão realizadas as etapas de gravação em vídeo e as oficinas de mapa afetivo. Estas informações são fundamentais para a implantação do Estação de Memórias na Casa de Pedra.

“Estamos trabalhando bastante para que este projeto se concretize. Temos em nossa história, um alicerce balizado nas ações da ferrovia em Três Rios. Nossa Secretaria de Cultura e Turismo está empenhada em colaborar e atuar no que for preciso, para que este ano ainda tenhamos o projeto implantado na Casa de Pedra”, disse o prefeito Joa. 

Secom PMTR
Fotos: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem