Câmara de Vereadores debate saúde mental

Vereadores, profissionais da saúde, assistência social e educação, e representantes de classes reuniram-se para tratar sobre o assunto com o doutor em psiquiatria Alexander Moreira



Nesta segunda-feira, 1º de agosto, o psiquiatra doutor Alexander Moreira participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, sobre a saúde mental.

Com a presença dos vereadores Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico), Professor Silvano Martins, Ana Carolina Motta Junqueira (Carol Patinha Amiga), Ana Clara Araújo, Robson de Oliveira (Robson dentista), Jaqueline Pereira, Professor Flavio Duarte e do presidente da Casa Legislativa trirriense, Ercules Rodrigues (Professor Erquinho), o profissional falou sobre os principais transtornos que tem atingido a sociedade: suicídio, homicídio, depressão e ansiedade.

De acordo com o doutor Alexander Moreira, apenas 23% dos pacientes que apresentam transtorno, buscam tratamento e, desta porcentagem, apenas 10% conseguem alcançar o tratamento eficaz. O profissional reforçou também, a importância de adoção de políticas públicas voltadas para moradores em situação de rua, usuários de drogas.


Além de apresentar dados analíticos, o psiquiatra citou fatores que contribuem para a saúde mental equilibrada: atividade física, sono de qualidade, evitar álcool e drogas, manter convívio social e familiar e cuidado no pré-natal (no caso das mulheres).

“Foi uma discussão interessante, onde ouvimos o profissional e estudioso da área, ouvimos os profissionais do nosso município e tivemos a oportunidade de compilar informações, sugestões e demandas para serem implantadas no nosso município. Estou feliz com a qualidade da audiência e, agradeço ao representante do Governo do Estado, Clécius Silva de Sousa (Clecinho), pela oportunidade de realizar esse evento em parceria”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Erquinho.

Representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o vereador licenciado Clecinho agradeceu a presença do doutor Alexander Moreira e dos profissionais presentes no plenário da Casa Legislativa e falou sobre a importância de se discutir este tema.

“Cada dia mais estamos vendo o quanto é necessária esta discussão. A pandemia veio para alertar para este ponto, onde a população está cada vez mais cansada emocionalmente e mentalmente. Como representantes da população, precisamos formular políticas para sanar esse problema que é crescente”, disse Clecinho.

Também participaram do evento: a equipe da saúde mental do município, acompanhada pela coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Marise Agostinho; subsecretário de Planejamento e Projetos Especiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o vereador licenciado Clecius Silva de Sousa (Clecinho); subsecretária de Saúde de Paraíba do Sul, Giselly Gama; ex-secretário de Saúde, ex-vereador e professor universitário, Luiz Alberto Barbosa; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elisângela Silva; e o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Brasil.

Assessoria CVMTR
Foto: Divulgação Ass. CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem