Saúde de Três Rios está atenta aos cuidados com o Teste do Pezinho



A secretaria de Saúde, por meio da coordenadoria de Saúde da Criança, está reforçando a importância do exame do Teste do Pezinho, fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças raras em bebês.

A medida é importante devido a uma redução de 10% na realização do Teste do Pezinho, no estado do Rio de Janeiro, em relação ao ano anterior, como reflexo da pandemia da Covid-19. No ano passado foram realizados apenas 191.942 testes em todo o Estado.

Segundo a coordenadora Mariângela Moreira, é importante que tanto os serviços de saúde quanto a população estejam atentos sobre a relevância e a obrigatoriedade da realização do teste entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido.

Atualmente, a triagem detecta seis doenças: Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística, Anemia falciforme e hemoglobinopatias, Fenilcetonúria e Deficiência de biotinidase.


O teste do pezinho é fundamental para a saúde da criança

Realizado com a coleta de sangue do bebê, o resultado sai após 15 dias. Para fazer o exame basta uma gotinha de sangue retirada do calcanhar do bebê. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças raras e 75% dos casos manifestam-se na infância, o que reforça a importância do rastreamento precoce e início rápido do tratamento adequado. 

Secom PMTR
Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem