Policiais do 38º BPM começam a usar câmeras operacionais portáteis

O 38º Batalhão de Polícia Militar iniciou nesta semana a utilização das câmeras operacionais portáteis. As chamadas COPs já estavam sendo utilizadas por agentes de segurança pública, fiscalização, licenciamento e defesa civil em outras cidades do estado.

As câmeras portáteis são acopladas no uniforme dos oficiais e auxiliam na transparência e fiscalização do serviço prestado, além de proteger os próprios servidores em casos de falsas acusações.

Para ter acesso ao equipamento o agente vai até a central de recarga e armazenamento de imagens e após uma leitura facial a câmera é disponibilizada.

A gravação é iniciada automaticamente quando a COP é colocada no uniforme do agente, e se estende pelas próximas 12 horas.

 
As câmeras operacionais portáteis não permitem edição ou manipulação das imagens, e o conteúdo gerado na função de ocorrência fica armazenado em nuvem por até um ano.

“Essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará aos agentes maior segurança jurídica em suas ações de patrulhamento e abordagem”, explicou o governador Cláudio Castro.

A iniciativa, que faz parte do programa de transparência do governo estadual, gerou uma das maiores aquisições tecnológicas já realizadas pelo Rio de Janeiro.

Os policiais militares do 38º Batalhão foram treinados e capacitados para utilizarem a ferramenta tecnológica à serviço da população da região.



Imagem: Divulgação 38º BPMfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem