Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste domingo, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente! Meio Ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Nos últimos tempos verificou-se uma clara transformação no padrão de vida da sociedade. Os avanços tecnológicos e a frequência de mecanismos que fazem com que o nível de comodismo aumente, como por exemplo: escadas rolantes, elevadores, entre outros, tiveram um grande impacto nas nossas vidas.

Sabemos que a atividade física melhora a saúde física, psíquica e contribui para um bem-estar geral da pessoa. No campo oposto temos o sedentarismo que confere uma condição indesejável, representando um risco global acrescido.

Facilmente compreendemos como diferentes ambientes influenciam a qualidade de vida e a adoção de estilos de vida mais ou menos saudáveis e além disso, a atividade física aumenta o nível dos neurotransmissores noradrenalina e serotonina, sabendo que em pessoas depressivas estes parâmetros encontram- se diminuídos.

As vivências na natureza influenciam o nível de atividade e de forma inata melhora a qualidade de vida das pessoas. Se por um lado os mecanismos que nos permitem facilitar a locomoção aumentaram, por outro a oportunidade de praticarmos atividade física ao ar livre é cada vez maior.

A oferta de atividades ao ar livre aumentou, bem como a sua diversidade; os parques e florestas estão cada vez mais bem concebidos com materiais que permitem realizar diferentes tipos de atividades, como caminhadas ao ar livre, trilhas, caminhadas orientadas, cicloturismo!

Na nossa região Centro Sul Fluminense vemos o desenvolvimento do turismo rural nos municípios com a criação de parques, roteiros e eventos que contemplam a Natureza!

Em Areal-RJ, tivemos o retorno das atividades da Equipe de Corridas e Caminhadas Seguindo Passos (foto), coordenada pelo professor de educação física Valber Moraes, que realizou uma caminhada com os alunos e professores do Colégio Estadual Cívico Militar Joaquim Vital Vieira e no dia 5 terá um evento com grande programação, no Parque Juliocan, promovido pela Prefeitura de Areal.

Encontre sua atividade, sua trilha e viva o seu meio ambiente!


Por CREF1

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem