Saúde Bucal amplia serviços odontológicos em Bemposta


A Prefeitura Municipal de Três Rios, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, tem confirmado, em ações, a política de expansão da cobertura de saúde para toda a população e em todo o espaço geográfico do município.

A integração entre os setores da Saúde Bucal do município (APS, CEO e UPA) coloca em prática o projeto de estender os atendimentos odontológicos aos pacientes do Distrito de Bemposta.

Os atendimentos serão realizados em parceria entre a Equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde e os especialistas do CEO.

Com isso, os moradores da região terão oportunidade de completar tratamento dentário evitando deslocamento até o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), localizado na Vila Isabel.

Coordenador da Saúde Bucal, o cirurgião dentista Arri Júnior ressaltou os motivos da decisão:

“Os pacientes têm muita dificuldade de acesso ao Centro de Especialidades devido à distância. Isso faz com que eles optem por não fazerem o procedimento, podendo assim agravar suas condições de saúde bucal, autoestima e qualidade de vida. Levando o serviço até Bemposta, o acesso vai ser facilitado.”

O atendimento a ser realizado na Unidade Básica de Saúde de Bemposta vai ser ofertado de acordo com os encaminhamentos já feitos através da equipe de saúde bucal do distrito.

Coordenadora do CEO, a cirurgiã dentista Liene Portela relata que a adesão à continuidade do tratamento odontológico especializado no distrito é muito baixa, devido à dificuldade de acesso e comunicação dos pacientes.

Com essa mudança, a expectativa é aumentar a participação, oferecendo adequado tratamento (ações de diagnóstico, tratamento e reabilitação) e melhor qualidade de vida.

A princípio, será ofertado o serviço de prótese dentária, já tendo projetos para a ampliação dos serviços, tendo em vista a demanda que foi diagnosticada.

Para o Prefeito Joa, a notícia é muito boa, já que agrega a população de Bemposta a mais um serviço que não era oferecido com facilidade de acesso aos moradores do local.

“Desde quando assumi tenho cobrado ações que garantam igualdade de serviço em todas as localidades. Não posso aceitar que um munícipe de Três Rios tenha tratamento desigual, por mais longe que ele esteja. Todo trirriense vai receber o mesmo respeito por parte da prefeitura”.

O CEO está localizado no 2º andar do prédio do antigo “Sase”, na Vila Isabel. Trabalhando com atendimentos eletivos (agendados), os serviços oferecidos pelas equipes são: Cirurgia Oral (extrações de sisos, entre outros procedimentos); Endodontia (tratamento de canal); Estomatologia (biópsias e/ou tratamentos de lesões); Odontopediatria; Ortodontia/Ortopedia (aparelho dentário – tratamento ortodôntico para crianças); Pacientes com Necessidades Especiais (crianças e adultos); Periodontia (gengivites, periodontites – inflamação na gengiva); Prótese Dentária.

Imagem: Divulgação PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer